O Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe, Bispo D. Manuel António dos Santos, apresentará o seu livro, intitulado «O que é ser católico?», na Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira, pelas 21 horas, do dia 30 de novembro.
A preocupação do autor é a de poder partilhar com a comunidade onde colabora atualmente, a sua reflexão sobre uma sociedade que ainda se identifica como católica, mas que, na sua maioria, não conhece os fundamentos do catolicismo e onde as verdades da fé começam a tornar-se subjetivas.
Neste livro, através de uma linguagem simples - de perguntas e respostas -, o autor vai explicando ao leitor os pilares da doutrina católica, dando especial enfoque ao que significa ser batizado, ao sentimento de pertença à Igreja e à importância da Palavra de Deus.
D. Manuel António convida-nos, ainda, nesta pequena obra, a percorrer um caminho de indagações, cujas respostas procuram estruturar aqueles elementos - concisos, mas biblicamente fundamentados -, sobre os quais se estabelece a fé católica. Do Credo aos Sacramentos, passando pelo poder do Espírito Santo e das Escrituras, encontraremos aqui respostas para o nosso percurso individual, bem como firme sustento para a fé comunitária. Como diz o próprio autor, espera-se "que este pequeno livro ajude os cristãos católicos a terem fundamentos para a verdade da fé que vivem na sua Igreja".
Posteriormente, durante o Advento, D. Manuel António, proporcionará à comunidade e a todos os interessados, catequeses semanais, nas quais aprofundará cada capítulo da sua obra.
BIOGRAFIA DE D.MANUEL ANTÓNIO DOS SANTOS
Manuel António Mendes dos Santos nasceu em São Joaninho, Viseu, no dia 20 de maio de 1960, entrou no Seminário Menor da Diocese de Lamego em 1978, passando mais tarde para o Seminário da Congregação dos Missionários Claretianos em Carvalhos (Vila Nova de Gaia), sendo ordenado Presbítero a 20 de julho de 1985.
Entre 1994 e 1995 partiu para uma experiência missionária em São Tomé, que o levou a especializar-se em Teologia Pastoral na Universitá Pontifícia Salesiana, em Roma.
Regressou a Portugal, onde foi Pároco de São Sebastião e responsável pela Vigararia do Coração de Maria, na Diocese de Setúbal.
Foi no dia 1 de dezembro de 2006 que o Papa Bento XVI o nomeou como Bispo Diocesano de São Tomé e Príncipe, local onde permaneceu até ao pedido da sua renúncia, concedida pelo Papa Francisco a 13 de julho de 2022.
O Bispo D.Manuel António chegou às Paróquias de Tavira na Páscoa do ano passado e tem integrado de forma mais efetiva a comunidade de Tavira desde setembro.
Por: Diocese Algarve