Ana Tereza, apenas, e com Z, é para os menos atentos um novo nome da música portuguesa, ou como está em voga dizer, uma artista emergente! Autora, intérprete e um poço de atitude, os seus válidos metro e sessenta não são, felizmente, um paralelo do tamanho do seu talento.
Nascida em Faro, cedo rumou para o norte de Portugal onde criou as primeiras memórias que hoje são fonte de inspiração para as suas canções. Quis o destino que rumasse de novo ao sul onde um tal de Algarve lhe viria a aquecer os dias.
Hoje, Ana Tereza é, para os mais atentos, um nome que tiveram oportunidade de conhecer, ver e ouvir em diferentes contextos musicais. Ainda adolescente, tornou-se o rosto e a voz das “GAIJAS”, banda de rock que entre os anos de 2014 e 2019 ecoou uma homenagem ao rock no feminino interpretando temas míticos das grandes vozes do rock nacional e internacional. É também a “menina” que, em 2021, deixou o sangue rockeiro dentro das veias e apresentou-se num diferente registo no Festival da Canção da RTP com o tema “Com um Abraço” da cantora e autora Viviane.
Neste ano de 2023, Ana Tereza encontrou o momento ideal para começar a mostrar ao mundo o seu imaginário. Deu início a um trabalho de criação e co-criação durante os últimos meses que a levaram a “Há Dias Assim”, o primeiro single de um trabalho que tem-se revelado “simples, orgânico e simultaneamente estimulante” nas palavras da cantautora.
“Há dias assim” é uma canção imperfeita sobre dias imperfeitos. Composta e produzida da forma mais orgânica possível, não houve tentação de cair em preciosismos técnicos e, há quem diga, estéticos, que podiam até nem servir a canção. A sua voz, um piano, uma bateria, uma guitarra elétrica, um sintetizador, um baixo, um órgão e uma tuba foram os ingredientes para criar um tema que nos transporta para um ambiente entre a nostalgia e o conformismo de que nem sempre a vida é um mar de rosas.
Nesta sua primeira canção, é-nos mostrado que podemos esperar uma revelação constante nos próximos passos da sua jornada. Para quem segue o seu trabalho em projetos por onde passou, sabe que este pontapé de saída pode bem ser um cartão de visita, cheio de doçura, daquela que será uma degustação com muitos contrastes. Quem agora chega à Ana Tereza, vai poder entrar no seu imaginário e acompanhar as revelações e confissões que esta terá a fazer nas próximas canções com garantia que a cada canção terão uma nova experiência.
Sabemos no entanto que os seus seguidores não andam desatentos e comprovaram-no nas atuações que Ana Tereza tem realizado na promoção deste single. Nos últimos concertos a cantora partilhou algumas das canções que estão em produção e promete continuar a fazê-lo. Por isso, a todos que queiram saber o que ela anda a preparar, basta aparecerem num dos showcases. O próximo acontece este domingo, 12 de novembro na FNAC do Forum Algarve, em Faro, pelas 18h30.
“Há Dias Assim” tem letra e música de Ana Tereza e Alfaro (2023), produzido por Alfaro nos estúdios Epopeia Records™ em Faro, e misturado por Kieran Kelly no estúdio The Buddy Project em Nova Iorque, está agora disponível em todas as plataformas de streaming. Já o vídeo oficial será apresentado dia 22 de novembro no canal VEVO da artista.
Epopeia Records