Detido em Tavira autor de ameaças a polícias que era procurado por homicídio

16:07 - 21/11/2023 TAVIRA
As autoridades policiais detiveram um homem por ameaçar e injuriar agentes da polícia, em Tavira, e que era procurado por outros crimes, entre eles homicídio, no estrangeiro, anunciou hoje a PSP.

Após ser presente ao Tribunal da Relação de Évora, que tem competência para decidir sobre casos de extradição de cidadãos estrangeiros visados por mandados de detenção europeus, o detido, de 53 anos, ingressou num estabelecimento prisional, onde aguardará até ser extraditado, adianta a PSP num comunicado, sem precisar a nacionalidade do homem.

Na nota, a PSP revela que os elementos policiais estavam a fazer serviço à civil e, durante uma conversa com outras pessoas, “o detido, sem que nada o fizesse prever, dirigiu-se-lhes com ameaças e injúrias”.

Os agentes identificaram-se como polícias, mas o homem “manteve a sua conduta agressiva” e proferiu “ameaças de morte”, acabando por ser “manietado e algemado, com a ajuda dos cidadãos, dada a resistência e violência” que demonstrava, ainda segundo a PSP.

“Por ser cidadão estrangeiro, foi solicitada informação através dos canais da cooperação policial internacional, tendo sido apurado que o cidadão já havia sido condenado por crimes graves, como o crime de homicídio qualificado em 2005”, lê-se na nota do Comando Distrital de Faro da PSP.

De acordo com a PSP, o detido também foi “indiciado, depois de 2020, por outro crimes violentos como roubo, abuso sexual e ofensas à integridade física”, além de ser alvo de queixas por outros crimes, “como dano, furto e violação de domicílio”.