Objetivo é «tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos», referem as empresas.
A Otovo, principal marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, e a Leroy Merlin, empresa especializada na venda de soluções para casa, assinaram uma parceria com o objetivo de “tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos”, referem as empresas em comunicado.
Uma colaboração que “vem criar um canal de vendas presencial que, além de um acompanhamento personalizado em loja, garante a todos os clientes da multinacional francesa a possibilidade única de aderirem à energia solar sem a obrigatoriedade de efetuar um investimento inicial elevado”, lê-se na nota.
“O modelo de subscrição de energia solar, trazido para o mercado nacional pela Otovo em setembro de 2022, assegura aos clientes a possibilidade de adquirirem painéis fotovoltaicos para as suas residências mediante o pagamento de uma mensalidade e sem a obrigatoriedade de um investimento à cabeça de milhares de euros. Este modelo garante não só a instalação como também a respetiva manutenção do sistema ao longo dos anos de duração do contrato (similar a um contrato de ‘leasing’)”, explicam as empresas.
Citado no documento, Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal, adianta que a empresa foi pioneira na introdução do modelo de subscrição de energia solar em Portugal e que, tendo por base os resultados do primeiro ano de operação, a aposta foi “um sucesso”.
“Cerca de sete em cada dez vendas que realizamos é no modelo de subscrição, o que revela uma maior preferência dos nossos clientes por este modelo. É neste âmbito que surge a parceria com (…) a Leroy Merlin, que, além de possibilitar um canal de vendas adicional, pela via presencial e com o acompanhamento personalizado de um assistente, certamente colocará este modelo na órbita de muitos mais portugueses”, comenta.
Do lado da Leroy Merlin, Rita Sousa Marques sublinha que a parceria com a Otovo vem reforçar o compromisso da empresa “em liderar a transição energética na casa dos portugueses”.
"[É] uma solução que vai permitir aos portugueses poupar na conta da eletricidade e valorizar as suas casas, ao mesmo tempo que contribuem para a preservação do meio ambiente”
Rita Sousa Marques, diretora de Ecossistema e Novos Negócios da Leroy Merlin
“Num ano em que apresentámos a nossa Casa Eficiente e gama de produtos energeticamente mais sustentáveis, encerramos 2023 com uma aposta que nos fará entrar com o pé direito em 2024. Continuamos a inovar, alargando a nossa oferta para corresponder às necessidades dos clientes, e com a Otovo podemos disponibilizar aos clientes a subscrição como modelo de venda, evitando o investimento inicial. [É] uma solução que vai permitir aos portugueses poupar na conta da eletricidade e valorizar as suas casas, ao mesmo tempo que contribuem para a preservação do meio ambiente”, acrescenta a diretora de Ecossistema e Novos Negócios da Leroy Merlin.
De referir que os clientes da Leroy Merlin que queiram aceder ao modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos da Otovo podem fazê-lo em loja ou no site da empresa, sendo que, para celebrar a parceria, até ao final do ano, as três primeiras mensalidades são oferta.
Por Idealista