Unsplash
Natal sem carne: as receitas vegan e saudáveis para a ceia em família

15:42 - 23/12/2023 ECONOMIA
Temos sugestões de entradas, acompanhamentos, pratos principais e sobremesa para a ceia de Natal deste ano, mas sem carne.

Está quase a bater à porta a Noite de Natal e se vais receber a família em casa, podes estar meio às "aranhas" sobre o que cozinhar. Obviamente que o típico bacalhau, polvo ou peru não podem faltar, mas tens alguém com alguma restrição alimentar?

Se procuras receitas de natal veganas saudáveis, fáceis e saborosas e quase todas sem glúten, não procures mais, porque nós temos as receitas perfeitas para uma ceia de Natal vegan e barata, que vão agradar a todos os membros da tua família durante os próximos encontros, mesmo aqueles que habitualmente comem carne. 

Natal não é apenas uma altura de tradições. Podes dar outro significado a esta quadra e querer arriscar. O mais bonito deste momento é a tua vontade em preparar algo diferente para a tua família, mas com um toque especial. Começamos com as entradas para o menu de Natal vegan, mas também temos uma sobremesa deliciosa que te irá surpreender. 

Ceia de Natal: entradas e petiscos veganos 

hummus

 
Pexels

Podes começar o almoço ou a ceia de Natal com uma entrada leve à base de vegetais e frutas típicas da estação, confecionados de forma original e divertida. Podes também confecionar vegetais e tofu panados, preparados com farinha de aveia, sementes de linhaça (que uma vez demolhadas em água apresentarão uma textura semelhante aos ovos) e pão ralado. Outras sugestões são: 

  • Hummus: é uma opção clássica, embora saudável que podes fazer em casa com grão de bico, tahine, alho e limão. Podes juntar ervilhas caso queiras um hummus verde ou beterraba, para tom cor de rosa. Fica sempre bem acompanhado com legumes frescos ou pão de fermentação natural;
  • Bruschetta de Natal: porque não preparar uma versão natalícia desta entrada tipicamente italiana? Com tomate cherry, manjericão, um fio de azeite e um toque de gengibre terás uma versão irresistível para a quadra;
  • Falafel: estas bolas crocantes comuns nos pratos do Médio Oriente são petiscos saudáveis que podes fazer com grão de bico, cominhos, alho, sumo de limão e as ervas aromáticas. Podes também servir como prato principal, acompanhadas por batata frita, arroz, hummus e legumes;
  • Tábua de queijos vegan: já se encontram no mercado várias opções de queijos veganos feitos à base de óleo de coco. São propostas interessantes para quem procura manter-se ligeiramente fiel à tradição. Podem ser combinados com nozes, frutas, chocolate e as azeitonas portuguesas. 
 
 

Explora as diferentes sugestões nas secções vegetarianas, veganas e sem glúten dos supermercados para te inspirares.   

Salada de Natal vegan

Como acompanhamento, sobre a mesa de Natal podes servir uma salada vegan fresca e muito apetitosa, até para as crianças. 

Basta juntar alface com rúcula e folhas de espinafres, juntar uma chávena de nozes ou até de avelãs, e adicionar laranjas cortadas em rodelas (sem casca). Podes ainda misturar sementes de romã à tua tigela e preparar um molho, como por exemplo, mostarda vegan, uma espécie de topping. Terás assim uma salada de Natal repleta de sabor. 

Podes ainda adicionar ervas aromáticas, como eucalipto ou funcho, para quem aprecia estes toques ligeiros durante o Natal

Arroz de Natal vegan: como fazer?

Para quem não come peru nem bacalhau, sugerimos um arroz vegan para a ceia de Natal. Continua a ser uma opção única que irá deixar água na boca. Vais precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 2 chávenas de arroz;
  • 1 cebola e 4 dentes de alho; 
  • Pimentos vermelhos, amarelos e laranjas; 
  • 4 chávenas de água ou caldo de legumes;
  • Legumes (cenoura laranja, amarela e branca, feijão verde, nabo, abóbora, etc.)
  • 1 chávena de frutos secos (podem ser passas que ficam sempre bem neste tipo de pratos);
  • Ervas aromáticas frescas a gosto (salsa, tomilho ou manjericão, etc.)
  • Levedura de cerveja (com vitamina B12). 

Uma vez reunidos todos os ingredientes poderás começar a preparar o arroz de Natal. O primeiro passo é picar a cebola, os dentes de alho e os pimentos. Poderás também descascar e corta os legumes em pedaços uniformes.

Iniciarás pelo refogado. Numa panela grande, verte um fio de azeite, ao qual juntarás a cebola, o alho e os pimentos. Uma vez dourados chegou o momento de acrescentar os legumes e o arroz. Depois de alguns segundos, poderás verter a água ou o caldo de legumes (previamente preparado). Deixa ferver e coloca o fogo ligeiramente mais baixo, para uma cozedura suave. Assim que a água tiver evaporado, podes juntar as passas e as ervas aromáticas a gosto, para que seja o mais personalizada. 

Podes ainda colocar uma a duas colheres de sopa de levedura de cerveja que tem um toque amargo, e dará um ar mais cremoso ao teu arroz de legumes para o Natal

Tronco de Natal: a mais doce sobremesa vegetariana

Terminamos com um doce. Para a tua massa do tronco de Natal, vais precisar de 2 chávenas de farinha de aveia sem glúten, vagem de baunilha (sementes raspadas), sementes de linhaça ou chia demolhadas (equivalente a 6 a 8 colheres de sopa) e 2 chávenas de natas de soja. Para o recheio e cobertura sugerimos 300 gramas de natas de soja, 300 gramas e chocolate, cacau em pó para decorar, açúcar em pó e ainda morangos, mirtilos e framboesas (a gosto), açúcar em pó a gosto, lascas de coco, cerejas e amêndoas. 

 

Começa por misturar a farinha de aveia, as sementes de baunilha, as sementes de linhaça ou chia demolhadas e as natas de soja até obteres uma massa homogénea. Podes espalhar depois a massa numa forma que possa ir ao forno (pré-aquecido a 180ºC), entre 15 a 30 minutos.

Retira do forno e, ainda quente, vira a base sobre um pano de cozinha limpo. Antes de enrolar, deverás espalhar o recheio. Para isso, vais precisar de bater as natas de soja, juntar açúcar - a quantidade depende do quão gosto preferes o tronco de Natal. Convém ter a ajudar do saco pasteleiro, para a cobertura final ser semelhante a uma árvore. 

Por último, distribui a fruta e decora com lascas de coco, cerejas e amêndoas. Podes levar o tronco de Natal ao frigorífico durante uma ou duas horas antes de servir com um chá natalícia para terminar a ceia de Natal em grande. Não te esqueças de abrir os presentes!