A Galeria Municipal de São Brás de Alportel inaugurou o ano 2024 com a exposição de colecionismo «Paz às Guerras» organizada pelos Amigos da Filatelia com o apoio dos CTT.
Patente até 27 de janeiro, esta exposição que marca a passagem da primeira década sobre o início desta parceria de apresentação de exposições de filatelia na Galeria Municipal, apresenta um conjunto de peças de colecionismo, associados à temática da Guerra e da construção da Paz.
Destaque para eventos assinalados com as peças expostas como é o caso dos 110 anos do início da Primeira Guerra Mundial e os 80 anos do “Dia D”.
Partindo do Dia Mundial da Paz (1 de janeiro) e o Dia de Reis (6 de janeiro), celebrando a visita dos Reis Magos à “Epifania do Senhor” (nascimento de Jesus), os Amigos da Filatelia dão o seu contributo para a sensibilização para a construção da Paz.
Na exposição o visitante pode encontrar coleções filatélicas, mas também outros materiais como miniaturas de veículos da II Guerra Mundial como os carros de combate Panzarjager Tiger 1944, o Panzerjager Tiger 1945, o V Panther Ausf. 171 de 1944, entre outros pertencentes à coleção de Luís Braz.
O colecionador Vitor Lourenço colabora nesta mostra com um conjunto de revistas editadas durante a II Guerra Mundial, nomeadamente as revistas “Neptuno” e “Guerra Ilustrada”.
Além da filatelia nacional e espanhola, é ainda possível conhecer ou recordar a coleção de cartofilia “Grande Guerra Mundial 1914 – 1918”, um conjunto de medalhas de Alexandrino Rodrigo de Passos, um conjunto de documentos alusivos à I Guerra Mundial e uma coleção de frascos de perfume e da com a coleção
Sérgio Pedro, José Belchior, Jorge Bomba, Adelino Caravela, Francisco Galveias, Aurélia Parreira e a Liga dos Combatentes de Vila Real de Santo António contribuíram na preparação desta exposição temática de colecionismo que está patente até 27 de janeiro e que inaugura o calendário de exposições deste ano na Galeria Municipal de São Brás de Alportel.