INÍCIO DO PROJETO CEL RURAL, PARA PROMOÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS DE ENERGIA RENOVÁVEL EM AMBIENTES RURAIS

16:59 - 24/01/2024 FARO
O projeto CEL Rural, de promoção da implementação de Comunidades Locais Energéticas em meio rural, inicia a sua atividade após a reunião de lançamento, com o objetivo de adotar modelos inovadores de autoconsumo energéticos no meio rural do território transfronteiriço de Espanha-Portugal.

O projeto CEL Rural iniciou a sua atividade numa reunião de lançamento realizada em Faro, Portugal, na qual os seus parceiros propuseram as ações a desenvolver nos próximos meses para aumentar e alargar a implementação de Comunidades Energéticas Locais em ambientes rurais.

O projeto CEL Rural é um projeto de Cooperação Espanha-Portugal co-financiado pelo programa europeu POCTEP e liderado pela Fundação Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), no qual participam parceiros de ambos os países com o objetivo de promover a implementação de energias renováveis a nível nacional, reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças do espaço POCTEP, através da adoção de modelos inovadores de autoconsumo energético partilhado no âmbito das comunidades energéticas locais em meio rural. Para atingir este objetivo, serão desenvolvidas ações piloto, demonstradoras à escala e tecnologia para este tipo de sistemas disruptivos para zonas rurais cujas vantagens são múltiplas em termos de sustentabilidade, coesão social e benefícios económicos.

As principais atividades justificam o perfil dos parceiros participantes, com aspetos técnicos que permitirão o desenvolvimento de modelos de Comunidades Energéticas Locais, software para projeto de CER’s rurais e relatórios sobre tecnologias aplicáveis para instalação em CER’s, como geração que inclui diferentes fontes de energia., sistemas de armazenamento, sistemas de controle e monitoramento e gerenciamento. Para tal, os parceiros tecnológicos ITG, Universidade do Algarve, Universidade de Sevilha e INTA contribuirão com a sua experiência no desenvolvimento tecnológico deste tipo de instalações.

Por outro lado, os parceiros representantes de territórios como CIM Cábado, AREAL, Diputación de Ávila e FEGAMP, serão responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de uma Comunidade Energética Local nos ambientes rurais pelos quais são responsáveis, bem como pelo desenvolvimento de ações a promover, formando profissionais e integrando-os no meio rural onde desenvolvem a sua atividade.

O projeto, com um orçamento total de 1.533.000 euros, terminará a sua atividade em junho de 2026, sendo o seu cofinanciamento de 75% do Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, POCTEP.

 

Por: Areal