Em 2024, a rede de difusão de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II colocará 5 espetáculos em circulação por 10 concelhos do país.
A Farsa de Inês Pereira, espetáculo de Pedro Penim, a partir de Gil Vicente, marca o arranque da digressão da Rede Eunice Ageas em 2024, já a partir do próximo sábado, dia 27 de janeiro, no Cine-Teatro de Amarante. O espetáculo, onde Pedro Penim reescreve o original vicentino, precisamente 500 anos depois, será ainda apresentado na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, a 17 de fevereiro, e no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 14 a 23 de março.
Com Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, João Abreu, Rita Blanco e Sandro Feliciano no elenco, A Farsa de Inês Pereira transforma o texto original de Gil Vicente, deitando um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar.
Para além desta produção do Teatro Nacional D. Maria II, outras quatro coproduções integrarão a Rede Eunice Ageas ao longo do ano de 2024, com o objetivo de reforçar a oferta teatral a nível nacional:
-
Zoo Story, encenação de Marco Paiva do texto de Edward Albee, que será apresentado em Barcelos já no próximo dia 9 de fevereiro.
-
descobri-quê?, uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes que, em maio, estará em cena em Silves e Torres Novas.
-
Luta Armada, uma criação de André Amálio e Tereza Havlíčková, da companhia Hotel Europa que, depois da estreia em Lisboa, será apresentada em Pombal, Paredes de Coura e Faro, a partir de setembro.
-
As Castro, com direção artística e texto de Raquel Castro, que viajará por Portalegre e Faro, em novembro.
Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 7 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 13 teatros municipais, que acolheram um total de 21 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.
Em 2023, com o encerramento do Teatro Nacional D. Maria II para obras de requalificação e o lançamento do projeto Odisseia Nacional, a Rede Eunice Ageas ganhou uma nova expressão, abraçando ainda mais localidades do país, através da circulação de 3 espetáculos por 9 teatros municipais, alguns deles que nunca tinham integrado esta rede até então. Neste ano de 2024, o reforço da oferta teatral de qualidade mantém-se, com a digressão nacional de 5 espetáculos, que serão apresentados em 10 concelhos do país.
Teatro Nacional D. Maria II