QUARTEIRA | AHDPA apresenta instalações provisórias do Centro de Dia

17:05 - 07/02/2024 LOULÉ
A direção da AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer promoveu na tarde de ontem, 6 de fevereiro, uma visita de apresentação das instalações provisórias do Centro de Dia, a funcionar na Torre Peron 3, em Quarteira, enquanto decorrem as obras de ampliação no Centro de Dia localizado no empreendimento turístico Vila Sol.

Uma visita que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; Franco Pasotto e Francesca, do Almancil International Rotary Clube; José Carreiro e José Araújo, respetivamente presidente e tesoureiro da URIPSS ((União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social); Vanda Assunção, do Banco Alimentar, Reinaldo Teixeira, administrador do Grupo Enolagest / Garvetur e Gonçalo Matos, da Casa Pronta (Grupo Enolagest).

A AHDPA foi representada pelo seu presidente, Adelino Rocha, demais colegas da direção e dos outros órgãos sociais.

Adelino Rocha disse aos presentes que “as instalações que estão em obras, no Vila Sol, vão ficar magníficas. Vão ficar umas instalações extraordinárias e tenho uma novidade que é muito importante partilhar convosco: É graças aqui ao meu amigo Franco e à Sr.ª Francesca que vamos ter um jardim sensorial a toda a volta do Centro de Dia. Inicialmente, estava previsto ser apenas numa zona da área envolvente, mas agora temos um amigo, do Jardim Vista, que tem uma dimensão muito grande, o Franco levou-o lá e ele perguntou-me porque é que nós não fazíamos o jardim a toda a volta. Respondi-lhe que não tínhamos verbas para isso e ele disse-me para não me preocupar, que deixasse isso com ele. Fiquei maravilhado, mas não sei se ele nos irá oferecer a ampliação do jardim ou se nos irá fazer um preço muito bom, seguramente. Ele disse inclusive que irá nivelar a área exterior traseira, onde desenvolvemos as nossas atividades no verão, pelo que iremos ficar ali com uma área super, com o complemento do jardim, daquilo que já é o melhor Centro de Dia do Algarve, de acordo com a Segurança Social. Agora, com estas obras, vamos ficar com um Centro de Dia de excelência e com a nossa capacidade a aumentar de 20 para 30 utentes”.

Falando precisamente dos utentes, o presidente da AHDPA ressalvou: “Nós temos casos de sucesso. Os familiares diziam que, lá em casa, não se mexiam, nem se levantavam, eram muito preguiçosos e, ao fim de alguns tempos aqui, dançam, anima-se, integram-se e isso significa que o nosso trabalho está a surtir efeito porque o acompanhamento é bom. Vocês, se lá fora, ouvirem algum comentário menos bom, agradeço que nos transmitam para podermos corrigir, mas, até ao momento, sabemos que temos estado a prestar um serviço muito bom e isso é o resultado de toda a equipa, que percebeu toda esta dinâmica e por isso hoje estamos a ter este sucesso”.

A terminar, Adelino Rocha agradeceu “a todos pela vossa colaboração”, deixando um agradecimento especial a Reinaldo Teixeira, da Garvetur e a Gonçalo Matos, da Casa Pronta, que garantiram toda a remodelação e adaptação para instalações provisórias do Centro de Dia da AHDPA.

 

Por: Jorge Matos Dias