No dia em que passa meio século da Revolução dos Cravos, o Município de Loulé promove um programa com diversas iniciativas para celebrar mais um aniversário da Democracia em Portugal.
Com o mote «Herança & Projeto», o dia 25 de Abril vai ter atividades culturais, intervenções políticas e inaugurações.
A cerimónia do hastear da Bandeira e Hino Nacional em frente aos Paços do Concelho dá início às celebrações, e antecede a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Esta Assembleia decorre no Cineteatro Louletano, pelas 10h30, e tem como convidada de honra Lídia Jorge. A escritora fará uma alocução com o tema “25 de Abril – A nossa gratidão à distância”.
Esta sessão conta ainda com as intervenções dos presidentes da Assembleia, Carlos Silva Gomes, e da Câmara, Vítor Aleixo, bem como dos líderes parlamentares das bancadas do PS, PSD, Chega, Bloco de Esquerda, CDS, CDU e PAN. A Assembleia contará também com apontamentos musicais com a participação conjunta de elementos do Grupo Coral "Vozes da Liberdade", do Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado, do Grupo Coral Infantil de Loulé e do Grupo Coral de Quarteira.
A Assembleia comemorativa tem transmissão no canal Youtube da Câmara Municipal de Loulé e tradução para Língua Gestual Portuguesa.
No foyer do Cineteatro vai estar patente ao público uma exposição alusiva ao 25 de Abril, da autoria do médico e artista louletano Francisco José.
É de arte que também se irá falar na conversa/debate no âmbito da exposição “Pintura/Liberdade/50 do 25 – A representação na Pintura do Estado das Nações”, do artista Fernando Pinheiro, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, pelas 15h00.
O programa desloca-se depois para o litoral, com duas cerimónias inaugurais na vila de Almancil, a partir das 17h00: primeiro, na Rua António Aleixo, a do Jardim da Vila, um novo espaço público de cariz familiar e convivial, e, depois, no Jardim das Comunidades, um novo parque infantil.
O programa comemorativo do cinquentenário do 25 de Abril no concelho de Loulé encerra com uma das grandes vozes da música de intervenção, Sérgio Godinho. O artista sobe ao palco às 21h00, junto ao Monumento Engª Duarte Pacheco, na cidade de Loulé, e traz consigo o projeto “Sérgio & Os Assessores – Liberdade 25”. Um espetáculo que será também a celebração de uma carreira que se confunde com história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios: “Liberdade”. O concerto tem entrada gratuita.
Recorde-se que na véspera, 24 de abril, as celebrações fazem-se numa “Noite Decisiva”, no Cineteatro Louletano. A organização está a cargo da Comissão Concelhia para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, presidida por Carlos Albino, e marca o arranque das comemorações que irão acontecer ao longo do ano. Neste primeiro momento, o destaque vai para obra de Lídia Jorge “Os Memoráveis”, que servirá de mote para uma revisitação a este acontecimento que marcou a História do século XX em Portugal.