O mês de maio é dedicado às «Danças Sagradas Circulares», o último ciclo de workshops do projeto Além do Movimento, dos monitores Bianco Primo e Salila Rade, da Academia do Saber - Quarteira Longevidade com Qualidade.
O Jardim S. Pedro do Mar acolheu na manhã de hoje, 18 de maio, a segunda sessão, com grande participação e muita animação.
Uma iniciativa que pretende celebrar uma das formas de dança mais antigas, representando entretenimento, meditação e contribuindo para a união da comunidade.
As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas.
Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor que, nas décadas de 50/60, percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos.
Nas últimas décadas, centenas de danças foram incorporadas ao repertório inicial e o movimento passou a chamar-se Danças Circulares Sagradas, espalhando-se um pouco por todo o mundo.
Por: Jorge Matos Dias