António Zambujo encerra comemorações em concerto na Praça da República, uma década depois da sua inauguração
A saúde, bem maior, alicerce vital da qualidade de vida da comunidade, estará em destaque nas comemorações do Dia do Município de São Brás de Alportel, que celebra 110 anos de História, com a apresentação de projetos, inaugurações e homenagens a profissionais e entidades.
O programa comemorativo conta ainda com exposições, a sempre muito divertida Festa do Dia da Criança, uma edição especial da Cave do Bolas e o aguardado concerto de António Zambujo! A Praça da República receberá este ano duas noites memoráveis de espetáculos musicais porque 110 anos têm que ser celebrados a dobrar!
O concelho de São Brás de Alportel completa 110 anos da sua fundação no próximo sábado, 1 de junho. Uma data comemorada pelos são-brasenses “de gema” e de coração, com iniciativas solenes, a Festa da Criança, homenagem ao fundador João Rosa Beatriz, exposições e dois espetáculos na Praça da República que culminam com a atuação do sobejamente conhecido artista português: António Zambujo.
O Município de São Brás de Alportel dá início às comemorações na sexta-feira, 31 de maio, com o projeto farense “Cave do Bolas” que, a partir das 21h30, anima a Praça da República com os êxitos musicais dos anos 80 com o DJ João Negrão, muita animação e a atuação especial do grupo Urban Xpression.
Este ano, as cerimónias solenes colocam em destaque a área da saúde, pelo que a cerimónia de Hastear da Bandeira e a Sessão Solene vão decorrer no espaço exterior do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, alvo de recente requalificação.
Para o mesmo local, ainda durante a manhã, está marcada a inauguração da requalificação e modernização deste equipamento de saúde assim como a inauguração da sua área exterior, que receberá a designação de Jardim José Lourenço Viegas.
A sessão solene contará ainda com a apresentação do projeto de construção da nova Unidade de Saúde Familiar, um investimento superior a 2 milhões de euros, objeto de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que já se encontra aprovada.
Como é já tradição, desde 2014, aquando do centenário do concelho, a Sessão Solene integrará o momento de entrega das insígnias municipais.
Em 2024, no dia em que se completam 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, serão distinguidos com insígnias municipais os trabalhadores da Câmara Municipal com 25 ou mais anos de serviço.
A Insígnia de Honra será entregue a uma associação que do outro lado do oceano desenvolve relevante trabalho na defesa da identidade são-brasense.
A Insígnia de Mérito, destacando a área do empreendedorismo e desenvolvimento económico, será atribuída a uma empresa sediada no concelho que é uma referência internacional.
Pelo trabalho relevante na promoção da saúde no concelho e também pelos exemplos de empreendedorismo na área da saúde será distinguido com a Insígnia de Mérito, um conjunto seguintes personalidades e entidades.
Pelo valoroso exemplo de solidariedade e de serviço à comunidade serão agraciados com a Insígnia de Valor e Altruísmo as instituições de solidariedade social do concelho.
E, porque a data de elevação de São Brás de Alportel coincide felizmente com o Dia da Criança, o Município de São Brás de Alportel volta a promover a Festa da Criança no Jardim Carrera Viegas, a partir das 15h00.
São Brás de Alportel tem vindo a promover o seu desenvolvimento enquanto comunidade e enquanto município de referência tendo sempre como princípio a preservação da sua História e do seu passado enquanto conhecimento vital para a criação de um presente e de um futuro promissores. É neste sentido, que pelas 16h00 e cumprindo a tradição, terá lugar a romagem ao cemitério em homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz e a Galeria Municipal abre as suas portas a 1 de junho com a exposição “São Brás de Alportel: Gentes e Memórias – Parte 2 – Origens” que tem inauguração marcada para as 16h30.
As comemorações do Dia do Município encerram com o aguardado concerto de António Zambujo. Um artista português que dispensa apresentações e que é na atualidade um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa a nível nacional e internacional.
Êxitos como “Pica do Sete”, “Eu já nem sei”, “Último Desejo”, “Lote B”, Flagrante” ou “Algo Estranho Acontece” soarão na Praça da República a partir das 22h00.
Um evento de entrada gratuita e ao qual os presentes poderão assistir ao habitual espetáculo pirotécnico.