Nesta primeira edição, o evento «Ambienta-te» envolveu 350 crianças das escolas do concelho que, a brincar, aprenderam a importância da proteção do nosso Planeta
O Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, foi celebrado em São Brás de Alportel com a iniciativa “Ambienta-te! Comunicar e sensibilizar para o ambiente melhorar” que levou ao Jardim Carrera Viegas 350 crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho para participarem em várias atividades onde “a brincar, a brincar”, aprenderam sobre a importância da preservação e proteção do ambiente.
Ajudar os mais novos a perceber a importância da proteção da natureza e a valorizar as várias componentes que a integram e das quais todos dependemos, como é o caso do solo, da floresta e da sua biodiversidade, da água, combatendo a poluição, e apreciando o bem-estar físico e psicológico que o contacto com a natureza proporciona foram objetivos deste evento.
O Ambienta-te harmonizou-se com o tema deste ano das comemorações do Dia Mundial do Ambiente: “Restauração dos solos, desertificação e resistência à seca” com atividades que proporcionaram o contacto com a terra, uma vez que o evento decorreu no Jardim Carrera Viegas que é um pomar típico de sequeiro, com alfarrobeiras e oliveiras.
Foi debaixo da frescura proporcionada pela sombra destas frondosas árvores centenárias do Jardim Municipal Carrera Viegas que decorreram atividades onde os mais novos puderam aprender mais sobre o uso eficiente da água, a semear para restaurar o solo, a observar e desenhar elementos naturais do espaço que as rodeava, a proteção da floresta e a prevenção de incêndios assim como a importância da separação de resíduos. Atividades complementadas com sessões de contos, relacionadas com o ambiente e a sua preservação, proporcionadas pela Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro.
A libertação de três andorinhas recém-recuperadas no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) foi um dos momentos altos para os mais novos que com alegria conheceram mais sobre o trabalho deste centro e sobre as espécies libertadas.
Uma iniciativa da Divisão Municipal de Ambiente e Ação Climática – Serviço de Educação Ambiental e a Ação Climática e que envolveu vários serviços municipais, os Bombeiros Voluntários e voluntários da Escola Secundária José Belchior Viegas, entre outros.
Perante o cenário das alterações climáticas e das diversas chamadas de alerta que o planeta está a clamar em todos os seus cantos e convicto de que a defesa do ambiente é uma missão de TODOS os cidadãos, e de que a educação e a sensibilização são vitais para cumprir essa missão que é trabalhada em várias vertentes da atividade humana no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Município de São Brás de Alportel complementa assim o trabalho que tem vindo a realizar no âmbito da estratégia definida para a defesa do ambiente e do planeta Terra.