E-REDES conclui construção de troço de alimentação de energia da ilha de Cabanas de Tavira

14:00 - 27/06/2024 TAVIRA
Investimento de 120 mil euros garante energia à ilha em substituição do atual gerador em funcionamento permanente diário
A E-REDES, principal operador de rede de distribuição de Portugal continental, concluiu a construção do troço de substituição para alimentar um apoio de praia na ilha de Cabanas de Tavira. A obra implicou a passagem do cabo submarino LSXRE (ae) 4x185 0,6/1kV de Baixa Tensão fabricado especialmente para o efeito, na localidade de Cabanas de Tavira (Tavira). O cabo foi estabelecido ao longo do canal da Ria Formosa com recurso a uma bobine montada numa barcaça em forma de plataforma e estabilizado no leito da ria recorrendo a poitas de betão, especialmente desenhadas e dimensionadas para terem o menor impacto possível a nível hidrodinâmico na movimentação das marés.
Em pleno funcionamento, o investimento desta obra ronda os 120 mil euros e garante a alimentação de energia em substituição da utilização de um gerador, em funcionamento permanente desde o início da época balnear de 2023, devido a avaria do cabo de alimentação antigo, e que implicava o abastecimento diário de gasóleo através do recurso a embarcações e a transporte de carro. 
No total foram consumidos cerca de 29 mil litros de combustível, equivalente a cerca de 48 mil euros, cumprindo todas as normas de segurança exigidas para uma zona protegida e altamente sensível, como é a Ria Formosa.
Tendo em conta todo o enquadramento foram contactadas as diversas entidades com jurisdição na zona da Ria Formosa e sua envolvente – ICNF, APA, Autoridade Marítima, Câmara Municipal de Tavira, para garantir uma solução consensual e tecnicamente viável para superar este desafio. Foi ainda realizado um Estudo de Incidências Ambientais envolvendo o ICNF e a CCMAR - Universidade do Algarve, tendo em conta a preservação da pradaria marinha, abrigo e berçário para várias espécies únicas de fauna e flora que tem estatuto de proteção legal em Portugal. 
 
 
Por: E-REDES