QUARTEIRA | Workshop Alimentação Saudável por Erika de Sousa

16:55 - 09/07/2024 LOULÉ
O Edifício Sociocultural de Quarteira recebeu na manhã de hoje, 9 de junho, o primeiro de cinco workshops dedicados à Alimentação Saudável por Erika de Sousa com a colaboração da sua filha Petra.
O workshop de hoje contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e de Tiago Guadalupe, do Loulé – Compromisso com o Desporto. 
 
No final do workshop, os presentes tiveram a oportunidade de degustar os dois pratos elaborados: Carpaccio de Beterraba, Salada de Rúcula e Grão com Ovo Cozido, polvilhado com sementes de Sésamo torradas; Salada de Rúcula e Quadradinhos de Beterraba com Canelés de Pasta de Grão e Ovo Cozido, polvilhado com pó de sementes de Sésamo torradas. 
 
Em declarações ao nosso jornal, Erika de Sousa, estes workshops têm como objetivo “consciencializar as pessoas que comer saudável não é difícil. É só preciso um pouco de conhecimento e também de criatividade porque podem utilizar, como eu fiz aqui, os mesmos ingredientes para refeições diferentes e o modo de apresentação, embelezarmos o nosso prato, também faz toda a diferença. Por exemplo, pôr as sementes por cima, utilizar a canela do paté, torna o prato mais bonito. Aqui, o intuito é as pessoas aprenderem a amar aquilo que colocam no prato. Colocarem amor em tudo”.
 
Por outro lado, trata-se de “pratos muito económicos, outro dos meus objetivos nestes workshops porque muita gente acha que comer saudável é muito caro. Não é. Como eu aqui disse, quanto mais simples, melhor.
Não precisamos de ter o frigorífico cheio de nutrientes. Basta termos os ingredientes essenciais, bons e de qualidade”. 
Os participantes “acho que adoraram. A julgar pelo zunzum que oiço aqui na sala, creio que foi muito positivo”. A adesão “também foi boa. Confesso que foi melhor do que aquilo que eu estava à espera porque é a primeira vez que estes workshops estão a ser incluídos no Verão Ativo. Teve uma boa adesão e estou muito feliz por isso”. 
 
Quanto aos próximos 4 workshops, “as pessoas podem esperar tudo. Eu sou uma caixinha de surpresas”. 
Ainda segundo Erika de Sousa, “há combinações simples e seguras para uma refeição nutritiva. Em primeiro lugar, é importante fazer uma lista dos ingredientes que gostas de comer e dos que não gostas, tendo sempre em consideração as alergias ou intolerâncias. Em segundo lugar, definir o tempo que queres dispensar para cada refeição, quantas refeições por dia e, não menos importante, o tipo de dieta que se adequa ao teu estilo de vida. Agora, lembra-te que menos é mais.
 
É preferível uma refeição simples mas cheia de nutrientes. Mas atenção, o modo de confeção é muito importante, não vais querer perder os nutrientes que o teu organismo poderia estar a assimilar. Não menos importante: definir as tuas porções, qual o alimento em maior abundância conforme a tua alimentação. Lembra-te, não entres em modas. Utiliza o simples e estuda muito sobre o que cada alimento pode oferecer ao teu corpo”. 
 
Workshops integrados no programa Verão Ativo’24, promovido pela Câmara Municipal de Loulé – Compromisso com o Desporto com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira. 
 
 
Por: Jorge Matos Dias