SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO REFLETE SOBRE GASTRONOMIA PATRIMÓNIO CULTURAL EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL

14:00 - 26/07/2024 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) vão estar em São Brás de Alportel para a semana das comemorações do 24º aniversário da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal.
O encontro está marcado para a esta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 17h00, e tem como anfitrião da conferência “O que é a Gastronomia Património Cultural?” o auditório  da EB 2,3 Poeta Bernardo Passos. Uma jornada interessante que contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, e de representantes da AMPV, da Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas e do Município de São Brás de Alportel para refletir sobre este tema.
 
Uma iniciativa que decorre no mesmo recinto que acolhe, entre 25 e 28 de julho, a Feira da Serra de São Brás de Alportel, evento que, ano após ano, promove a gastronomia e o que de melhor, mais tradicional e inovador é produzido no concelho de São Brás de Alportel e no interior do Algarve, tanto ao nível do artesanato, como da gastronomia e da cultura.
 
Um evento em plena sintonia com esta conferência ou não tivesse a Feira da Serra uma forte componente gastronómica e onde os visitantes são convidados a conhecer a gastronomia tradicional assim como a mais inovadora desde que sempre associada aos produtos típicos da região.
 
Desde 2017, o vinho tem sido uma presença assídua na Feira da Serra de São Brás de Alportel o que, mais uma vez, está em sintonia com o trabalho desenvolvido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinhos (AMPV), à qual o município de São Brás de Alportel aderiu aquando da feira da serra 2023, assim como pela Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).
 
Importa recordar que a Gastronomia Portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 96/2000, publicada no Diário da República n.º 171/2000, Série I-B de 26 de julho de 2000.
 
Esta iniciativa é promovida pela AMPV e pela ARVP em parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, da Comissão Vitivinícola do Algarve e pelos municípios algarvios envolvidos, nomeadamente: São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Lagoa e Loulé.
 
 
Por: CM SBrás