O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira,
após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia realiza para pedir a Deus vocações de consagração sacerdotais ou religiosas.
O anúncio foi feito na assembleia diocesana que serviu para a apresentação do programa pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027 e D. Manuel Quintas adiantou que o seminarista o irá acompanhar nas visitas pastorais que realizará neste ano pastoral.
O seminarista Bruno Valente será ordenado diácono em caminhada rumo ao sacerdócio, uma vez que a ordenação diaconal constituirá a terceira e última etapa antes de ser ordenado padre. O candidato ao diaconado cumpriu já a primeira e segunda etapas com as instituições nos ministérios de leitor e acólito.
Bruno Valente, oriundo da paróquia do Montenegro, para além de cooperar na formação dos restantes seminaristas da Diocese do Algarve, completou o 6º ano de formação no Instituto Superior de Teologia de Évora e colaborou pastoralmente com as paróquias da Sé e São Luís de Faro, com a Pastoral Vocacional e o Pré-Seminário da diocese algarvia.
A missão do diácono consiste, antes de mais nada, em ficar consagrado pelo sacramento da Ordem para o serviço do altar, para o serviço da caridade e para o serviço da Palavra.
Folha do Domingo