A reconhecida empreendedora Selma Ferreira, nascida nas Terras de Vera Cruz e radicada no Concelho de Loulé, vai espalhando motivação por onde passa e no dia 24 de setembro, foi a vez de dar Paleio à comunidade de Quarteira, dando a conhecer as ferramentas para impulsionar o amor próprio e o bem-estar para fortalecer a auto-estima.
Uma tarde solidária com recolha de fraldas para adultos revertendo a favor da Associação Mãozinhas Solidárias, tarde essa dedicada ao autocuidado e desenvolvimento pessoal, uma oportunidade que os participantes não perderam para se conectarem consigo próprios.
Uma iniciativa que incluiu alguns exercícios práticos, como é exemplo disso a amostra que registámos no vídeo anexo.
Recordamos que o amor próprio é uma qualidade fundamental para uma vida saudável e equilibrada. Desenvolver e cultivar o amor próprio, juntamente com a autoestima, é essencial para o bem-estar emocional e o empoderamento pessoal.
Uma iniciativa que decorreu no Auditório do Centro Autárquico com inscrições esgotadas, como, de resto, acontece com todas as iniciativas que promove.
Em declarações ao nosso jornal, Selma Ferreira referiu que “esta foi uma ação feita em conjunto com o Banco de Tempo de Quarteira devido à necessidade que sentimos, cada vez mais, da necessidade de combater o isolamento que as pessoas estão vivendo. Combater essa necessidade de olhos nos olhos, essa falta de energia nas pessoas. Tudo isso é consequência de pequenas coisas. Não respiramos bem, não comemos bem, estamos preocupados com o dinheiro, com a necessidade e, então, toda uma série de fatores vai-se juntando e fazem com que, no final, todo o mundo vive um sentimento coletivo de impotência: «Eu não consigo». Então, a nossa intenção aqui foi dar mais um pouquinho de gás para esse público do Banco de Tempo e ainda bem que veio um público variado, ouras pessoas que vieram, pessoas mais novas que participaram, mas a intenção era essa: Lembrar às pessoas que, na realidade, o que queremos, hoje, é lembrar e com vozes diferentes. Que a minha voz é diferente da sua. Alguém vai recitar um poema, eu recito o mesmo poema e cada um tem uma dinâmica diferente de fazer isso. É isso que eu venho fazer. Voltar para essa dinâmica de fazer palestras, workshops, trabalhar com as pessoas usando a minha voz e a minha pessoa, que é única, como todos os outros que fazem este tipo de trabalho”.
Os pilares deste Paleio foram, ainda segundo Selma Ferreira, “respeito, solidariedade (aliás, juntámos aqui fraldas para os seniores e para os mais novos para o projeto das Mãozinhas Solidárias) e partilha. Três pilares para fazer aqui uma coisa bonita e, claro, sem esquecer o amor. É impossível não falar do amor porque é impossível vir aqui falar de partilha sem falar de muito amor”.
Este Paleio incluiu ainda alguns exercícios práticos: “Foram quase 2 horas e meia e, mantendo as pessoas paradas mais de duas horas, é impossível. Temos de criar aqui uma dinâmica, envolver as pessoas, pedindo que elas escrevessem, dinamizassem, mexer o corpo, deitar cá para fora mas de uma forma integradora. Que elas se sentissem integradas sem que eu fosse uma protagonista num palco. Nada disso. Estamos aqui todos juntos, para colaborar e para nos sentirmos unidos”.
Já Isabel Pinto, coordenadora do Banco de Tempo de Quarteira, “a Selma também é membro do nosso Banco de Tempo e, conversando, perguntei-lhe o que poderíamos fazer nesta altura, ela fez esta proposta e nós aceitámos de braços abertos porque, qualquer coisa que a Selma faça, tem um sucesso fora de série. Depois, esta ação tem muito a ver com a nossa mensagem, de partilha, amizade e amor próprio, pelo que entendemos que era ouro sobre azul e trouxemos a Selma, que é uma pessoa extraordinária, como toda a gente sabe e temos que aceitar tudo aquilo que ela nos possa dar em prol dos outros”.
Uma iniciativa do Banco de Tempo de Quarteira com o apoio da junta de Freguesia de Quarteira e Associação TU – Talentos Unidos e com as parcerias da SEDO – Farmácia da Mente e Simone Aiex.
Jorge Matos Dias