Faro e Loulé | 31 de outubro a 6 de dezembro
Com obras em estreia em Portugal, o ciclo d’Outra maneira apresenta música, dança e textos de pensadores que mostram formas de fazer e pensar a partir de outros pontos de vista, em Loulé e Faro, entre 30 de outubro e 6 de dezembro
Promovido pela DeVIR, o ciclo traz a Portugal pela primeira vez o concerto de Rasha Nahas (Palestina) e, na área da dança, os criadores Bassam Abou Diab (Líbano) e Tereza Lenerová (República Checa). Nos espetáculos, destacam-se ainda a peça do performer, bailarino e músico austríaco Simon Meyer e a segunda apresentação da nova criação de José Laginha e Marlene Vilhena.
Para José Laginha, diretor artístico do festival encontros do DeVIR, “abrir fissuras, criar descontinuidades, romper, pensar de forma alternativa, promover a criação de outros olhares, é muito o papel de quem cria, e deverá ser o treino a que não nos devemos furtar”. Estas são as premissas subjacentes à escolha dos espetáculos e atividades complementares que integram o ciclo d’Outra maneira.
O concerto de Rasha Nahas band (Palestina), abre o ciclo de espetáculos a 31 de outubro, no Teatro das Figuras. Nesta sua primeira apresentação em Portugal, a multi-instrumentista e cantora-compositora palestiniana Rasha Nahas traz composições que se caracterizam por vocalizações ternas e uma constelação de percussão que viaja pela Ásia Ocidental, Norte de África e pela Berlim urbana.
DeVIR