Realizada no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, a iniciativa foi orientada pelo padre Vítor Lamosa Pereira, sacerdote jesuíta, e contou com a participação de 23 casais (e alguns dos respetivos filhos),
oriundos das paróquias de Boliqueime (1), Ferreiras (1), Fuseta (1), Lagos (3), Loulé (2), Montenegro (2), Nossa Senhora do Amparo de Portimão (1), Olhão (1), Quarteira (1), Paderne (1), Parchal (1), São Brás de Alportel (2), São Pedro de Faro (incluindo a comunidade de São Paulo do Patacão) (3), Sé de Faro (1) e Tavira (2).
A atividade teve início com a leitura de uma passagem do Evangelho segundo São Marcos (Mc 10, 1-9). Depois de uma exposição inicial, baseada na referida passagem bíblica, o padre Vítor Lamosa convidou os presentes a refletir, num primeiro momento individualmente, num segundo momento em casal e num terceiro momento em grupos.
Segundo a organização, “agradecer o casamento como algo desejado por Deus e pelos próprios”; “dar graças a Deus pela vida de Matrimónio, recordando momentos de crise, bem como as aprendizagens retiradas”; “como fomentar a união e a unidade na família à luz da passagem: «o que Deus uniu não separe o homem»; “como ajudar outros casais a parar, refletir e melhorar a sua vida de compromisso matrimonial”; ou “como será a família do futuro”, foram alguns dos aspetos sugeridos para reflexão.
Os casais foram ainda convidados a refletir sobre algumas meditações da autoria do cardeal D. José Tolentino de Mendonça.
O 7.º Retiro para Casais da Diocese do Algarve concluiu-se com a celebração da Eucaristia na capela daquele colégio.
Folha do Domingo