Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve e da Assembleia Municipal de Faro, refere que «a escolha da capital do Algarve não acontece por acaso.
Queremos dar força ao Algarve, seja nas decisões fundamentais para a região, seja no prestígio e reconhecimento nacional e internacional que a mesma deve ter. O Governo, em particular o Primeiro-ministro, reconhece isso e trabalha connosco para fazer do Algarve uma prioridade nacional. A cimeira inaugurou uma nova relação do Governo com o Algarve.”
Norte prossegue assinalando “estamos perante um êxito em toda a linha. Desbloqueou-se definitivamente a Ponte de Alcoutim - San Lucar - um processo com 30 anos que faz corar de vergonha -, assinou-se um convénio para usar a água do Guadiana, essencial para a segurança do abastecimento na região, e ainda se fixou o estudo da ligação ferroviária com a Andaluzia. Dos três, os dois primeiros estarão concluídos em três anos, o outro é mais bicudo, ainda tem que se partir muita pedra, mas é um passo imprescindível.”
Norte assinala que “foi também um grande dia para Faro. Foi bom ver a capacidade de organização, a excelência do património. Uma palavra de reconhecimento ao Presidente da Câmara, ao Vice-presidente Paulo Santos, ao Presidente da Junta, Bruno Lage e, sem desprimor para os demais, o Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo Alentejano, que o gabinete do Primeiro-ministro me transmitiu ter sido exemplar no auxílio, bem como a todos os funcionários da autarquia e farenses, que mostraram como bem se recebe.”
PSD Algarve