Enquanto parceira do projeto FIREPOCTEP+, a Comunidade Intermunicipal do Algarve promoveu uma ação de formação sobre «Caracterização de Modelos de Combustível», que decorreu em Faro, e participou no 1º Workshop de Sustentabilidade do projeto, que teve lugar em San Xoan de Río, Espanha.
A ação de formação visou fomentar a capacitação técnica de profissionais na caracterização de combustíveis florestais, com foco na vegetação suscetível de arder em contexto de incêndios florestais. A iniciativa, promovida pela AMAL, pretendeu fornecer as ferramentas teóricas e práticas para a análise de combustíveis florestais.
Foram abordados, entre outros aspetos, os parâmetros físicos e estruturais da vegetação, tendo em conta a complexidade dos ecossistemas da região do Algarve, bem como a aplicação do conhecimento adquirido em ferramentas como o FlamMap e o ForSys, para a gestão e previsão do comportamento de incêndios florestais.
A formação decorreu nos passados dias 20 e 21, no Salão Nobre do antigo Governo Civil, em Faro, e contou com participantes dos diversos Gabinetes Florestais Municipais e ainda com 2 elementos do ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Também no âmbito do FIREPOCTEP+, a AMAL participou no 1º Workshop de Sustentabilidade deste projeto, organizado pela Fundação Finnova, que teve lugar em San Xoan de Río (Ourense, Espanha), nos dias 14 e 15 deste mês. No workshop foi analisada a 3ª convocatória INTERREG SUDOE (com abertura prevista para o início de 2025), bem como a apresentação de um projeto SUDOE sobre a prevenção e extinção de incêndios florestais, que permite dar continuidade às ações que estão a ser desenvolvidas no território POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal). A agenda de trabalhos incluiu, também, uma visita de campo a uma instalação aérea e centro operacional de incêndios e um dia para análise de boas práticas em incêndios florestais.
Bernayslab