ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO DE LOULÉ BENEFICIAM DE LICENÇA PARA ACESSO A SOFTWARE «PODEROSO» DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

14:04 - 15/01/2025 LOULÉ
Pelo segundo ano, a Autarquia de Loulé atribuiu a cinco instituições do concelho de Loulé – a Associação Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, a Cooperativa AGRUPAmento de Alfarroba e Amêndoa, o Club BTT Terra de Loulé, a EPA - Escola Profissional de Alte e a QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade – uma licença que dá acesso ao software ArcGIS.
Trata-se de uma importante tecnologia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), ferramenta de mapeamento e análise de dados.
No âmbito da comemoração do “Dia dos SIG” a 20 de novembro de 2024, iniciativa mundial que celebra a tecnologia dos Sistemas de Informação Geográfica, e o registo do evento no canal da Esri (gisday.com), líder do mercado global em SIG, foram atribuídas cinco licenças de ArcGIS ao Município de Loulé, com o objetivo de “ajudar a encorajar outros a experimentar os SIG” e a mostrar o seu trabalho no próximo evento em 2025.
 
Uma vez que o Município já possui esta licença, dado que todo o seu sistema está assente nesta tecnologia, e de modo a dar utilização às licenças de uso pessoal auferidas, a Câmara Municipal de Loulé tomou a decisão de ceder as mesmas a associações locais, incentivando o recurso à tecnologia para a prossecução dos seus compromissos. Assim, no âmbito do protocolo celebrado esta segunda-feira, durante um ano, as cinco associações terão ao seu dispor uma licença de uso pessoal que as ajudará a responder às necessidades em muitos dos seus projetos. 
 
“Esperemos que as vossas associações possam fazer bom uso desta plataforma. Tecnicamente poderão fazer mapas, tudo georreferenciado, parcelários, trajetos de bicicleta, colher dados, além de uma série de funções úteis inerentes. É importante que utilizem e que demonstrem que aquilo que vos é cedido por um ano tem utilização porque, quem sabe, no próximo ano poderão renovar essa licença. Tirem partido de acordo com as vossas necessidades!”, referiu o autarca Vítor Aleixo.
Refira-se que, ao abrigo do que foi protocolado, estas associações deverão aplicar a tecnologia SIG e o software disponibilizado em, pelo menos, um projeto em curso em 2025. Pretende-se que produzam, pelo menos, um conteúdo, a ser partilhado na página web de celebração do evento em 2025 do Município.
 
Refira-se que o ArcGIS é um poderoso software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que fornece ferramentas para recolher, visualizar, editar, gerenciar, analisar e compartilhar dados no contexto da localização. Inclui acesso a milhares de conjuntos de dados e mapas selecionados que podem ser explorados e aproveitados para análise e insights. Pode ser usado na nuvem, em dispositivos móveis e em equipamentos desktop para criar mapas, aplicativos, painéis, cenas e modelos 3D e análises na área da ciência de dados.