A Câmara Municipal de Silves assinala, no dia 28 de março, o Dia Nacional dos Centros Históricos com uma programação especial repleta de atividades gratuitas, para adultos, jovens e crianças, que se realizam ao longo do dia, no Centro Histórico de Silves.
					
	O programa comemorativo pretende divulgar, informar e sensibilizar para a história e para a dinâmica urbanística deste espaço que concentra um vastíssimo património arquitetónico e arqueológico. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 18h00 no Centro Histórico de Silves, Praça Norte da Sé, Largo da Sé e Sala de Colóquios do Museu Municipal de Arqueologia de Silves. 
	Pelas 10h00, o Centro Histórico de Silves acolhe o percurso orientado "Silves Peça a Peça" e a reportagem em direto "Silves, O Centro Histórico em Direto!", atividades dirigidas aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade e ensino secundário, respetivamente. 
	"Da Terra à Vitrina", atividade de experiências e restauro para o público geral, decorre entre as 10h00 e as 18h00 na Praça Norte da Sé de Silves. Também entre as 10h00 e as 18h00 terá lugar a atividade "Hoje Podemos Vê-la Por Dentro", uma visita acompanhada e orientada pelos arqueólogos do Município de Silves à cisterna da Rua do Castelo, para todos os interessados.
	Entre as 10h30 e as 12h30 é a vez do grupo Al-Fanfare levar música e alegria pelas ruas do Centro Histórico.
	Para finalizar o dia, a Sala de Colóquios do Museu de Arqueologia de Silves recebe a mesa redonda com o tema " Património e Atualidade", uma iniciativa organizada pela Delegação Sul da Ordem dos Arquitetos, que conta com a presença do vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, Pedro Gago da CCDR Algarve e dos arquitetos José Alegria, Tatiana Sena e Miguel Reimão Costa.
	 
	Os contactos para mais informações são 282 444 854 ou patrimoniocultural@cm-silves.pt
	 
	Conheça o programa de atividades:
	 
	Silves, Peça a Peça (percurso orientado)
	Através de um percurso orientado, desafiamos os mais novos a calcorrear o centro histórico de Silves para aprenderem mais sobre os monumentos/equipamentos que “habitam” nesta área, nomeadamente o Museu Municipal de Arqueologia, Sé, Igreja da Misericórdia de Silves, Castelo, Pelourinho e CIPI.
	Os participantes com o seu conhecimento e perspicácia, terão de responder corretamente às questões colocadas nas áreas de acolhimento, para ganharem uma das peças do puzzle.
	Após reunidas todas as peças, conseguirão montar o puzzle e entregá-lo na portaria do Castelo, onde os espera uma lembrança pelo empenho e espírito de equipa.
	Horário: 10h00-12h00
	Local: Centro histórico de Silves
	Ponto de encontro: Frente à Sé
	Público-alvo: 1.º Ciclo 8/10 anos (3º/4º ano de escolaridade)
	 
	Silves, O Centro Histórico em Direto!
	Convidamos os alunos das áreas da Comunicação-Marketing, Relações Públicas, Publicidade/Multimédia e História, a realizarem reportagem vídeo, noticiando este dia especial junto dos que caminham pelas ruas do Centro Histórico, questionando-os sobre as impressões que levam do Centro Histórico de Silves e dos seus monumentos. 
	Horário: Início pelas 10h00
	Local: Centro Histórico de Silves
	Público-alvo: Ensino Secundário 
	 
	Da Terra à Vitrina
	A iniciativa executada por profissionais da área pretende proporcionar uma experiência inclusiva aos participantes, dando a conhecer alguns dos procedimentos de conservação e restauro: limpeza de fragmentos cerâmicos; colagem de fragmentos cerâmicos e reintegração cromática. Trabalhos realizados pelo Município de Silves diariamente que, muitas vezes, são desconhecidos da comunidade. 
	Horário: 10h00-12h00 | 15h00 – 18h00
	Local: Praça norte da Sé
	Público-alvo: Geral
	 
	Hoje Podemos Vê-la Por Dentro! 
	Visita acompanhada à cisterna da Rua do Castelo, orientada pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Silves. Aventure-se na descida e exploração de um dos mais importantes monumentos subterrâneos do Centro Histórico de Silves. 
	(A atividade decorre no espaço adjacente à Sé, servindo os vestígios ali localizados como pretexto para abordar a história e a importância do abastecimento de água à cidade, sobretudo durante o período Medieval Islâmico, assim como a importância do contributo da arqueologia para a sua construção.)
	Horário: 10H00-13H00 | 15h00 – 18h00
	Local: Largo da Sé
	Público-alvo: Geral
	 
	 
	Arruada pelo grupo Al-Fanfare
	Horário: 10H30 – 12h30
	Local: Ruas do Centro Histórico e Castelo
	 
	Mesa Redonda: Património e Actualidade
	Horário: 18H00
	Local: Sala de colóquios do Museu Municipal de Arqueologia
	Moderador: Dr. Pedro Gago (CCDR Algarve)
	Oradores: Vereador da Câmara Municipal de Silves Dr. Maxime Sousa Bispo, Arq. José Alegria, Arq.ª Tatiana Sena, Arq. Miguel Reimão Costa.
	Público-alvo: Geral
	Organização: Delegação Sul da Ordem dos Arquitectos