Iniciativa vai geminar-se com coletivo espanhol
O projeto literário louletano "Poesias do Mundo", que faz parte da programação cultural do Festival MED, marcou presença no II Encuentro Hispanoluso de Literatura, Música Y Pintura "Ríos Revueltos". O evento, organizado pelos municípios andaluzes de Coria del Río e La Puebla del Río (Sevilha), reuniu escritores, músicos e artistas plásticos numa celebração única da cultura, promovendo a partilha entre Portugal e Espanha.
Representado pelo seu criador, João Pedro Caliço “Tápê”, e pela poeta espanhola Raquel Zarazaga, esta iniciativa pretendeu reforçar a missão de unir diferentes nacionalidades e expressões artísticas. Durante esta edição, participaram nomes de destaque no panorama literário ibérico, como Emilio Ballesteros, Sofia Correia (Loulé), Fernando Cabrita (Olhão), Raquel Zarazaga, Pedro Jubilot (Tavira) e Manuel Moya.
Num momento especial de homenagem, o encontro celebrou a vida e o legado de Celeste Caeiro (1933-2024), símbolo da Revolução de Abril e defensora da cultura, lembrando o seu impacto e inspiração para gerações futuras. O programa incluiu poesia, performances, fado e flamenco, além de fotografia e momentos de partilha artística.
Além da apresentação do projeto "Poesias do Mundo", foi assinado um protocolo de Hermanamiento/Geminação e colaboração entre o coletivo espanhol "Desde las márgenes" e a iniciativa portuguesa, fortalecendo os laços culturais entre ambos os países.
O Festival MED transcende a mera experiência musical. Entre as suas múltiplas facetas disciplinares, destaca-se a iniciativa “Poesias do Mundo”, projeto criado e dinamizado pelo louletano, Tápê. Presente desde 2016 neste festival, por aqui já passaram mais de uma centena de autores/declamadores, amadores e profissionais, representando mais de duas dezenas de diferentes países, como Irlanda, Finlândia, Cabo Verde, França, Venezuela, Ucrânia, Portugal, Turquia, Roménia, Brasil, Guiné Bissau e Moldova. Trata-se de um um espaço onde a palavra, o livro, a poesia, e o amor pela cultura se entrelaçam harmoniosamente, oferecendo ao visitante mais um ingrediente diferenciador, enriquecendo ainda mais a experiência cultural proporcionada pelo MED.
"Poesias do Mundo" continua a expandir-se internacionalmente. Em 2024, o projeto foi convidado para o Festival International de la Diplomatie Culturelle et la Poésie Humaine em Rabat (Marrocos), e para 2025 já estão confirmadas participações no Cap Spartel International Film Festival em Tânger (Marrocos), de 23 a 26 de abril, bem como no Festival MED em Loulé, de 26 a 28 de junho.