David Brito, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve e investigador do ABC CoLAB – Ageing Better e do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) da Universidade do Algarve,
foi distinguido com o prestigiado IZN/CHS Young Investigator Neuroscience Award 2025, um prémio internacional atribuído pela Chica and Heinz Schaller Foundation.
Este prémio reconhece uma publicação científica de excelência no domínio das neurociências, com base na qualidade, inovação metodológica e relevância conceptual do trabalho. A distinção foi atribuída ao artigo “Biphasic Npas4 expression promotes inhibitory plasticity and suppression of fear memory consolidation in mice”, publicado na reputada revista científica Molecular Psychiatry, e que resulta do trabalho realizado durante o doutoramento de David Brito no laboratório de Ana Oliveira, na Universidade de Heidelberg (Alemanha). A investigação foi realizada em coautoria com Janina Kupke, também distinguida como co-primeira autora.
O estudo premiado revela como o cérebro pode ativamente suprimir a consolidação de memórias traumáticas, através de um padrão específico de expressão do gene Npas4. Esta descoberta tem implicações relevantes para a compreensão e eventual tratamento de perturbações psiquiátricas ligadas à memória, como o stress pós-traumático.
O prémio será entregue durante a cerimónia anual do IZN Retreat, a decorrer a 13-14 de julho de 2025 em Kloster Schöntal, na Alemanha.
UAlg