Autáquicas: Socialista Ana Paula Martins recandidata-se à Câmara de Tavira

16:02 - 02/07/2025 POLÍTICA
A presidente da Câmara de Tavira, no Algarve, a socialista Ana Paula Martins, vai recandidatar-se ao cargo nas próximas eleições autárquicas, anunciou a concelhia do PS, após a aprovação das listas pela sua comissão política.
Licenciada em gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e pós-graduada em Finanças Empresariais pela Universidade do Algarve, Ana Paula Martins vai voltar a concorrer à presidência da Câmara algarvia e procurar a reeleição para um segundo mandato consecutivo.
 
Eleita presidente da Câmara de Tavira pela primeira vez em 2021, Ana Paula Martins já desempenhava o cargo desde 2019, quando substituiu o então presidente da autarquia, Jorge Botelho, que deixou o município a meio do seu terceiro e último mandato para se candidatar e ser eleito como deputado do PS à Assembleia da República pelo círculo de Faro.
 
Ana Paula Martins foi também vereadora da Câmara de Tavira com o pelouro da Administração e Finanças (2009-2013) e vice-presidente (2013-2019) e, antes, desempenhou funções de direção no Centro Distrital da Segurança Social de Faro.
 
Em julho de 2024, a presidente da Câmara de Tavira foi também eleita para uma das vice-presidências da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), após a saída do então presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, que se encontrava no terceiro e último mandato à frente desse município, para desempenhar funções na administração da Algar, a empresa gestora de resíduos da região.
 
A candidatura de Ana Paula Martins foi aprovada na segunda-feira pela estrutura local do PS de Tavira, que é presidida por Jorge Botelho, anunciou o partido num comunicado.
 
“Com uma experiência autárquica sólida e reconhecida, Ana Paula Martins tem liderado e desempenhado um papel decisivo no crescimento, transformação e qualificação do concelho”, considerou o PS de Tavira ao justificar a escolha da primeira candidata da lista à Câmara algarvia, uma das 16 do distrito de Faro.
 
O PS destacou o trabalho realizado ao longo do seu mandato na presidência, com a “aposta e lançamento de projetos de investimento estruturantes para o desenvolvimento territorial” e o “reforço do apoio às famílias mais vulneráveis”.
 
Ana Paula Martins tem também, segundo o partido, valorizado o associativismo, a cultura e o desporto e executado uma “gestão próxima, transparente e eficaz” do município.
 
O PS de Tavira aprovou também a recandidatura de José Manuel Guerreiro à presidência da Assembleia Municipal de Tavira e os nomes dos candidatos às Juntas de Freguesia de Santa Maria e Santiago (Sérgio Pereira), de Luz de Tavira (Lígia Pereira), de Santo Estêvão (Carlos Sousa), de Conceição de Tavira (Ângela Martins), de Cabanas (Paulo Pinto), de Santa Catarina da Fonte do Bispo (Arménio Viegas), de Cachopo (Cátia Dias) e de Santa Luzia (Nuno Mateus).
 
Os nomes dos candidatos aos distintos órgãos autárquicos de Tavira formam uma equipa de “homens e mulheres com forte intervenção profissional, cívica e envolvimento na comunidade” e que “reflete o compromisso do Partido Socialista” com a “proximidade e o desenvolvimento” em todas as freguesias.
 
Num concelho em que o PS tem dominado o município desde que o social-democrata Macário Correia deixou a presidência da autarquia em 2009, após três mandatos, Ana Paula Martins levou o PS à vitória nas eleições autárquicas de 2021, com 43,71% dos votos e quatro dos sete eleitos, à frente do PSD, segundo partido mais votado, com 42,69%, que conquistou os restantes três vereadores.
 
As eleições autárquicas de 2025 realizam-se em setembro ou outubro.
 
 
Por: Lusa