Paróquias e GNR unem-se em celebração de homenagem a Nossa Senhora do Carmo em Castro Marim

15:57 - 03/07/2025 ALGARVE
No próximo dia 20 de julho, domingo, as Paróquias de Monte Gordo e Castro Marim, em colaboração com os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castro Marim e Vila Real de Santo António,

promovem uma celebração solene em honra de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da GNR. O momento religioso e comunitário pretende ser não apenas uma homenagem, mas também um espaço de oração e proximidade entre os militares e a comunidade católica local.

A cerimónia, que contará com a presença do Padre Pedro Manuel — pároco de Boliqueime, Ferreiras e Paderne —, tem como objetivo recentrar o olhar na missão cristã de levar esperança e consolo àqueles que enfrentam carências materiais, espirituais e existenciais. Será, assim, um tempo de reflexão, gratidão e renovação espiritual.

Num espírito de profunda comunhão, esta celebração surge como reconhecimento do trabalho silencioso, mas essencial, dos militares da GNR, que diariamente zelam pela segurança, pela justiça e pela paz nas nossas vilas e cidades. Como recordou o Papa Francisco no Jubileu das Forças Armadas e de Segurança, os agentes da autoridade têm “uma grande missão, que abrange múltiplas dimensões da vida social e política: a defesa dos nossos países, o empenho em prol da segurança, a guarda da legalidade e da justiça, a presença nas prisões, a luta contra a criminalidade e as diferentes formas de violência que ameaçam perturbar a paz social”.

Num tempo em que tantas vezes se esquece o valor da presença protetora das forças de segurança, esta celebração quer ser um gesto simbólico, mas sentido, de reconhecimento e oração, independentemente das crenças pessoais de cada um. É também uma forma de estreitar laços entre fé, cidadania e serviço público, valorizando quem todos os dias se coloca ao serviço dos outros, muitas vezes em silêncio e com sacrifício pessoal.

Todos os fiéis, famílias e amigos dos militares são convidados a participar, fortalecendo este momento de união entre a comunidade cristã e a instituição que, há décadas, protege as nossas fronteiras, garante a ordem e alimenta a esperança num mundo mais justo e seguro.

Por: Paroquia Monte Gordo