Autáquicas: Anaísa Gonçalves é a candidata do Chega à Câmara de Tavira

16:30 - 01/09/2025 POLÍTICA
A advogada Anaísa Gonçalves é a candidata do Chega à Câmara de Tavira, depois de também ter integrado as listas do partido para a Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro, anunciou o formação política.

Com 40 anos e militante desde 2019, Anaísa Gonçalves licenciou-se em Direito e ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da concelhia do partido em Tavira, integrando também a Comissão Política Distrital de Faro e o Conselho Nacional do Chega.

Depois de nas últimas autárquicas ter concorrido à União de freguesias de Santa Maria e Santiago de Tavira, Anaísa Gonçalves assume agora a candidatura à presidência do município, com o objetivo de melhorar a votação que deu ao Chega a terceira posição nas últimas eleições para a Câmara algarvia, uma das 16 que compõem o distrito de Faro.

O partido destacou o contributo de Anaísa Gonçalves ao aceitar “o desafio” de ser cabeça de lista do Chega nas próximas eleições autárquicas, depois de também ter integrado as listas do partido para a Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro e para as eleições europeias.

Anaísa Gonçalves vai abraçar a candidatura autárquica em Tavira “com toda a confiança e determinação” e espera “contribuir para um melhor e mais ‘saudável' concelho”, indicou o Chega nas redes sociais.

“Tavira aspira a mais e só com a mudança que esta candidata se predispõe a fazer acontecer, com o partido Chega, o município poderá 'respirar' novas e justas conquistas para os seus tavirenses”, considerou o partido.

Anaísa Gonçalves tem como adversários na corrida à Câmara de Tavira, a atual presidente Ana Paula Martins (PS), Dinis Faísca (PSD) e Venceslau Peres (CDU).

Em 2021, o PS venceu as eleições autárquicas com 43,71% dos votos, alcançando a maioria de quatro dos sete eleitos, à frente do PSD, segundo partido mais votado, com 42,69%, que conquistou os restantes três vereadores.

O Chega foi a terceira força política, com 4,79%, enquanto a CDU ficou na quarta posição, com 3,33%, e o BE no quinto posto, com 2,35%.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.

 

Lusa