O PSD Lagoa anuncia Habitação para os Lagoenses como uma das suas prioridades para o mandato Autárquico de 2025-2029, mas, na realidade, tem como prioridade novos registos de Alojamento Local no Concelho, em detrimento de implementar medidas que ajudem os Lagoenses, sobretudo os mais jovens, a comprarem habitação e se fixarem no concelho.
O Executivo Socialista, liderado por Luís Encarnação, apresentou na reunião de Câmara, da passada sexta-feira, uma proposta para suspender, durante três meses, os novos registos de alojamento local no concelho, para poder regulamentar esta matéria e assim defender os interesses dos Lagoenses, no que à compra de habitação diz respeito.
Esta tomada de decisão, que não tem qualquer implicação com os 3744 registos já existentes, deve-se com o facto de estarem a aparecer AL em zonas residenciais do concelho, em bairros sociais, no casco urbano da cidade e das vilas, impossibilitando os Lagoenses de comprarem casa e ficarem a viver na terra que os viu nascer. Neste momento, a compra de casas no concelho e os últimos registos de AL têm sido efetuados por parte de grandes empresários, quase todos eles residentes fora do concelho, o que faz com que a especulação imobiliária seja elevada, aumentado a valor das casas e haja a necessidade de regulamentar esta atividade.
Perante a proposta do Executivo Socialista, o Vereador Cesário Belém, em regime de substituição do Vereador Mário Vieira, votou contra esta proposta, defendendo os interesses económicos dos grandes empresários, muito provavelmente muitos deles seus clientes, em vez de defender os Lagoenses que querem comprar uma habitação no concelho e veem essas casas serem transformadas em alojamentos locais.
A proposta foi aprovada por maioria, com cinco votos a favor dos Vereadores Socialistas. No entanto, esta proposta ainda irá ser submetida à Assembleia Municipal para deliberação. Não satisfeito com a sua posição de voto contra, o Vereador Cesário Belém informou que, o que depender dele do PSD, irá haver uma enorme afluência de novos registos de AL no concelho de Lagoa, entre a reunião de Câmara de dia 05 de setembro de 2025 e a Assembleia Municipal de dia 24 de setembro.
O PS Lagoa considera que ficou bem patente a importância que, na realidade, o PSD Lagoa dá habitação e à dificuldade que os Lagoenses tem em comprar casa no concelho.
De fora da proposta Socialista, de suspensão de novos registos de Alojamento Local, ficam as áreas turísticas junto ao litoral, tais como a Área de Reabilitação Urbana de Carvoeiro, a Senhora da Rocha, os Alporchinhos e a grande parte da zona costeira.
PS Lagoa