Patente até 23 de novembro, na Galeria de Exposições do IPDJ, em Faro
“Eric Ventker, nascido em 1995, é um pintor alemão que concluiu os estudos na Kunstakademie Düsseldorf, em 2014, com o título de Meisterschüler (aluno mestre). Começou a pintar em 2008 através do graffiti, mas rapidamente se sentiu mais atraído por retratos, figuras e cenas que contam histórias mais profundas. Esse fascínio permanece até hoje.
A partir do desejo de captar um momento tangível, o seu trabalho passou a centrar-se na representação do movimento — não como ação, mas como um desdobrar lento da experiência. Seja em tela ou em murais, as suas composições mostram frequentemente figuras suspensas entre gestos, pensamentos ou espaços.
A sua prática artística atravessa a pintura de estúdio e intervenções murais em contexto específico. Realizou várias obras colaborativas e independentes, sobretudo na Alemanha e em Portugal, desenvolvendo uma linguagem visual baseada na fragmentação, na atmosfera e numa tensão subtil.
As suas pinturas figurativas caracterizam-se pela representação de cenas naturais e quotidianas e por um sentido de intimidade. Através de uma abordagem sequencial, por vezes próxima de fotogramas de cinema, Ventker convida o público a encarar os momentos não como cenas fixas, mas como experiências porosas e em constante transformação.”
A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, das 9h às 17h.
IPDJ
