O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), em Olhão, recebe, pelo 4º ano consecutivo, o selo «Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência», para o ano letivo 2025/2026
Segundo David Sousa, Diretor-Geral da Educação, "esta certificação é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da Comunidade Educativa em promover um ambiente escolar de bem-estar, propício ao desenvolvimento integral de crianças e jovens.
Agradecemos o empenho e a dedicação, e acreditamos que esta distinção será estímulo para a continuidade da promoção do bem-estar escolar envolvendo toda a comunidade educativa, na construção de um clima de não violência e de paz."
«Este reconhecimento é atribuído às escolas que promovem e implementam um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying, adotando práticas diárias de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, orientadas pelos princípios da não-violência, da inclusão e da não discriminação», destaca o agrupamento.
Assim, «cabe à escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, surgindo como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno, de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência».
O Plano é implementado partindo de um diagnóstico das necessidades que contribuem para a identificação de sinais de alerta e inclui um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos.
AEFFL
