Vítima mortal em Albufeira é idosa de nacionalidade britânica

16:02 - 15/11/2025 ALBUFEIRA
A vítima mortal que resultou hoje de um fenómeno extremo de vento em Albufeira é uma mulher de 85 anos de nacionalidade britânica que estava no Parque de Campismo de Albufeira, foi hoje divulgado.

Em conferência de imprensa, o comandante distrital de operações de socorro de Faro referiu que o fenómeno provocou seis vítimas no Parque de Campismo, entre as quais, um morto, dois feridos em estado grave e três feridos ligeiros.

Numa unidade hoteleira de Albufeira, também atingida pelo fenómeno, que ocorreu ao final da manhã, há registo de 23 feridos ligeiros, quatro dos quais foram transportados para o Hospital de Faro, acrescentou.

Segundo Carlos Raposa, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre os 28 feridos existem seis crianças, entre os dois meses e os sete anos, todos classificados como feridos ligeiros, e 23 adultos, ente os 24 e os 70 anos.

Entre as vítimas, há pessoas de nacionalidade portuguesa, britânica e espanhola, sendo que a maioria dos ferimentos se refere a traumatismos e politraumatismos.

Segundo as autoridades, o número de vítimas ainda pode aumentar, tendo os feridos graves sido encaminhados para o Hospital de Faro.

De acordo com Vítor Vaz Pinto, o fenómeno que ocorreu em Albufeira provocou um “grau de destruição bastante grande” por onde passou, causando danos no parque de campismo situado numa das principais entradas da cidade e no ‘resort’ Éden.

Nos concelhos de Lagoa e Silves registou-se um fenómeno idêntico, mas causado por “células distintas”, que causou dois desalojados, entretanto realojados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Silves.

O comandante distrital salientou ainda o “grau de imprevisibilidade e de incerteza” destes fenómenos, sendo que havia “células convectivas com muita atividade” que podiam atingir toda a costa, sendo impossível determinar quando e onde vão ocorrer.