«Porque onde há partilha e solidariedade, há Natal e esperança, esta iniciativa solidária leva alimentos, produtos de higiene, brinquedos, livros e sobretudo fraternidade e solidariedade a quem mais precisa
Os tradicionais cabazes solidários da Consoada chegam, este ano, a 250 lares são-brasenses, levando a quem mais precisa alimentos, produtos de higiene, brinquedos, livros e sobretudo dignidade, amor e esperança.
Proporcionar a todos um Natal digno, fraterno e feliz, onde à mesa não falte o pão e a paz, é o objetivo que todos os anos inspira a distribuição do Cabaz Solidário da Consoada a centenas de famílias da comunidade, no âmbito do trabalho de intervenção social que é desenvolvido ao longo do ano junto dos agregados familiares com vulnerabilidades sociais e económicas.
Este ano são entregues às famílias 154 sacos de prendas, com prendas para os seus mais jovens elementos e 224 cabazes alimentares.
O Cabaz Solidário da Consoada é uma iniciativa promovida, em parceria, pelo Município e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, entidades coordenadoras da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem a sua sede na Loja Social de São Brás de Alportel, com a colaboração de todos os parceiros da plataforma – núcleo local da Cáritas, Exército de Salvação, CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e ainda o empenho do Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel.
Esta iniciativa solidária integra um conjunto de ações que, ano após ano, constituem o Programa “Natal Solidário”. Além dos alimentos e bens essenciais, as famílias recebem também presentes para os mais pequenos, através do projeto “estrelas do natal”. Uma forma de ajudar os “Pais Natais” que mais precisam a serem mais capazes de fazer as crianças felizes como merecem ser.
Discretamente, aos pais são entregues presentes, adequados às idades e preferências dos seus filhos, para que os seus “sapatinhos” possam ter a merecida surpresa na noite ou manhã de Natal.
Esta ação solidária conta como contributo da Porto Editora e do projeto “Estrelinhas de Natal”, possível graças à colaboração empenhada do núcleo local do Exército de Salvação, que conta com a generosidade de um conjunto de grupos algarvios de beneficência social.
A autarquia agradece a generosidade das empresas locais que têm colaborado ao longo de vários anos nesta iniciativa.
CM de São Brás de Alportel