As conclusões do trabalho foram apresentadas numa sessão aberta a todos os interessados.
O jornal “A Voz de Loulé” foi alvo de análise na dissertação “A Importância do Jornalismo Local para a Identidade da Comunidade”, do jornalista e investigador Filipe Vilhena, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Desde 1952 ao serviço da informação, o nosso jornal destaca-se pela sua importância na cidade de Loulé e em todo o Algarve. Com isso, tornou-se interessante para os objetivos daquela tese, com a finalidade de explorar a forma como o jornalismo local contribui para a continuação de características culturais, religiosas, históricas, linguísticas e sociais de uma comunidade.
A realização do estudo consistiu na análise de mais de 600 notícias do jornal “A Voz de Loulé”, dos anos 2013 e 2024, que permitiu reforçar a importância dos jornais locais como arquivo, que “servirá para consulta posterior”. O estudo menciona ainda que o “jornalismo local é essencial para a identidade de um povo, pois preserva e reflete a singularidade da experiência comunitária, enquanto fomenta uma compreensão partilhada e um compromisso com o futuro”.
O jornalista e investigador, com ligações a este jornal há vários anos, manteve-se em contacto direto com a diretora Nathalie Dias, que forneceu os dados necessários para a conclusão do trabalho.
A dissertação “A Importância do Jornalismo Local para a Identidade da Comunidade” foi apresentada ao público no passado mês de novembro e está disponível para consulta online. A sessão por videochamada foi aberta a todos os interessados, mostrando também todo o trabalho realizado ao longo das várias décadas do jornal “A Voz de Loulé”.
A Direção d' A Voz de Loulé endereça uma palavra de especial felicitação a Filipe Vilhena pelo trabalho atento, dedicado e profundamente respeitador da história e da missão deste jornal. Esta dissertação é também um reconhecimento do esforço contínuo de gerações de profissionais que, ao longo de décadas, têm dado voz à comunidade louletana. Para todos nós, é motivo de orgulho ver o percurso e o valor do jornalismo local estudados, reconhecidos e valorizados no meio académico, por alguém que conhece e sente esta casa.