A certificação energética é o primeiro passo para uma casa mais eficiente, confortável e valiosa, alerta a Deco.
O que é o certificado energético da casa e para que serve? Trata-se, antes de mais, de um documento que é emitido por técnicos especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE), que regula a certificação energética de edifícios (SCE), alerta a Deco, salientando que a certificação energética é o primeiro passo para uma casa mais eficiente, confortável e valiosa. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Ouvi falar frequentemente no certificado energético das casas, mas não sei bem de que se trata, nem para que serve. A Deco pode ajudar-me a esclarecer estas dúvidas?
Podemos e queremos muito esclarecer as tuas dúvidas!
O Certificado Energético de Edifícios é um documento digital sobre o desempenho energético dos imóveis, como seja a tua casa. Com este documento, é possível aceder a informações como:
-
Classe energética;
-
Componentes e o seu desempenho (isolamentos das janelas, ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias e o seu efeito no consumo de energia);
-
Medidas a adotar para reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto;
-
Benefícios fiscais e acesso a financiamento.
A certificação energética é o primeiro passo para uma casa mais eficiente, confortável e valiosa.
Esse documento é emitido por técnicos especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE), que regula a certificação energética de edifícios (SCE).
O certificado energético é obrigatório em edifícios novos e antigos quando colocados no mercado, tanto para quem vende, como para quem arrenda uma casa e logo a partir do momento em que o proprietário ou agente imobiliário promove o imóvel.
Para solicitares um certificado de eficiência energética, começa por procurar peritos qualificados na tua área de residência. Podes recorrer ao site Certificar é Valorizar. Analisa atentamente as avaliações de diferentes peritos, pois poderás encontrar diferenças no preço a pagar.
Necessitarás de alguns documentos, tais como:
-
Cópias da planta do imóvel;
-
Caderneta predial urbana (através do Portal das Finanças);
-
Certidão de registo na conservatória e ficha técnica da habitação ou outros documentos com especificações técnicas, para solicitar o pedido de certificação.
Os cálculos feitos pelo perito serão posteriormente introduzidos no Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios. Poderás consultar uma versão prévia à emissão do certificado.
Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.
Deco
Idealista News