Chefe José Avillez e restaurante Ocean no topo dos prémios de gastronomia Mesa Marcada

09:55 - 03/02/2026 ALGARVE
O chefe português José Avillez e o restaurante Ocean (Algarve, duas estrelas Michelin) lideram os prémios atribuídos pelo blogue de gastronomia Mesa Marcada, na 17.ª edição, marcada pela maior presença feminina de sempre entre os premiados.

Na edição de 2025, cujos prémios foram entregues hoje numa cerimónia no Centro de Congressos do Estoril, José Avillez – chef de restaurantes distinguidos com estrelas Michelin como o Belcanto (Lisboa, duas), o Encanto (Lisboa, uma) e Tasca (Dubai, uma) – sobe uma posição para o topo da lista de chefes de cozinha, seguindo-se-lhe Hans Neuner (restaurante Ocean, duas estrelas) e Nuno Mendes (Cozinha das Flores, Porto, e Santa Joana, Lisboa).

Já o Ocean (Porches, Algarve) surge em primeiro lugar na lista dos melhores restaurantes, seguido do Belcanto e do Prado (Lisboa).

Segundo o organizador, Miguel Pires, a edição deste ano “fica marcada por vários dados relevantes”, desde logo o “regresso de nomes históricos às posições cimeiras dos rankings de restaurantes e de chefes”, num ano em que “a leitura das tabelas evidencia também uma renovação significativa em diferentes patamares da classificação, bem como a afirmação de novos projetos e percursos”.

A organização destaca ainda que 2025 é “o ano com maior número de mulheres premiadas na história dos Prémios Mesa Marcada”.

“Pela primeira vez, há duas mulheres no Top 10 Chefes [Marlene Vieira e Louise Bourrat] , bem como uma presença feminina reforçada no Top 10 Restaurantes, a que se juntam distinções atribuídas em áreas como a pastelaria, os bares, a restauração do dia-a-dia e o comércio alimentar especializado”, refere, num comunicado.

Este ano há também uma novidade, a Mesa de Honra, “um mecanismo criado para equilibrar reconhecimento e renovação num prémio com mais de uma década e meia de história”, que integra os vencedores de 2024 das categorias Os 10 Restaurantes Preferidos, Os 10 Chefes Preferidos, Mesa Diária, Loja Gastronómica e Evento do Ano, que ficam fora da respetiva votação durante dois anos.

Em 2025, passam a integrar a Mesa de Honra o chef João Rodrigues e o seu restaurante Canalha, Os Papagaios, a Queijaria e o Chefs on Fire.

O prémio especial Cutipol Carreira, já anunciado em dezembro, distinguiu os chefs Luís Baena e Nuno Diniz, pelo “impacto decisivo na evolução da gastronomia portuguesa”.

“Se Luís Baena ajudou a renovar a linguagem criativa da cozinha contemporânea, Nuno Diniz marcou gerações através do ensino, da escrita e da investigação, contribuindo para aprofundar o conhecimento e a valorização do património gastronómico nacional. Ambos atravessaram diferentes caminhos no mundo da gastronomia e cada um, com uma personalidade vincada e uma visão muito própria, deixou marca profunda em áreas específicas da nossa cultura gastronómica”, destacou a organização.

Nesta edição, o júri alargado contou com 309 votantes, o número mais elevado de sempre, incluindo chefs, profissionais da restauração e hotelaria, jornalistas, comunicadores e gastrónomos de todo o país. Para além desta votação transversal, foram igualmente atribuídos, como é habitual, diversos Prémios Especiais decididos por painéis de júri mais restritos e especializados, adequados à especificidade de cada distinção.

Outro prémio também anunciado antes foi o Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2025, atribuído à Vivid Farms, (em Casével, Santarém).

Com diferentes categorias para restaurantes e outros projetos, os Prémios Mesa Marcada foram entregues ainda ao Kappo (prémio Especial Restaurante do Ano de Cascais); Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa (Especial Studioneves Sustentabilidade - Ambiente Rural); Biclaque Trajano, em Chaves (Especial Studioneves Sustentabilidade - Ambiente Urbano); Talho das Manas, em A-dos-Cunhados (Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano); Tati, em Lisboa (Especial Mesa Diária); Broto, em Lisboa (Especial Quinta dos Carvalhais Restaurante Novo do Ano); Fifty Seconds, em Lisboa (Especial Estrella Damm Restaurante Destaque) e Vila Joya, em Albufeira (Especial Augu’Aqui Restaurante Clássico).

Outras distinções foram atribuídas a Louise Bourrat, do restaurante lisboeta Boubou’s (Especial Makro Chefe Destaque); a Rafaela Ferreira, do Exuberante, no Porto (Especial Vista Alegre Chefe Revelação); a Lara Figueiredo, do Macam Museum Hotel, em Lisboa (Especial Nescafé Chefe Pastelaria); a João Wiborg, do Ocean (Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção), e a Miguel Garcia, do Grupo São Bento (Especial Lexus Empresário da Restauração).

Foram ainda premiados o Vista, na Praia da Rocha, Algarve, com o prémio Especial H.Blin Serviço de Sala do Ano); o Congresso de Cozinha (Especial Nutrifresco Evento do Ano); Catfish, em Lisboa (Especial Viriathus Drink Bar) e Spikes, em Vale do Lobo, com o prémio Especial Zwiesel Glas Bar de Restaurante.

 

Lusa