O operador da rede é responsável pelos danos causados resultantes de falhas no fornecimento de eletricidade, alerta a Deco.
O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal, com períodos de chuva intensa e ventos fortes que estão a deixar marcas em muitas casas e famílias. As falhas de eletricidade estão também a fazer mossa, levando à avaria de eletrodomésticos e/ou outro tipo de equipamento. Como proceder nestas situações e quem é responsável pelos danos causados nos aparelhos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Resido no concelho de Leiria, região que foi muito fustigada pela depressão Kristin. Estivemos sem eletricidade cerca de 48 horas e depois o fornecimento da luz foi muito intermitente. Alguns eletrodomésticos sofreram danos devido a essa situação. Preciso de saber quais os direitos que tenho neste caso.
Lamentavelmente muitos cidadãos, consumidores, comerciantes e serviços sofreram danos elevadíssimos com este temporal, tendo sido ainda mais trágica a perda de vidas humanas.
A falta de fornecimento de energia, além de comunicações eletrónicas e água, afetou muitos concelhos do país e, tal como relatas, verificam-se muitos prejuízos.
Está previsto que os consumidores tenham direito a compensações pagas nas faturas de eletricidade por desvios nos padrões de qualidade de serviço, como por exemplo interrupções que afetem o direito à continuidade do serviço. Mas, uma vez que a depressão Kristin foi fenómeno climático extremo é importante saberes que a E-Redes não é responsável por essa compensação. Contudo, a reposição do serviço deveria ter acontecido com a maior brevidade possível, evitando maiores danos para os consumidores, o que, como referes, não se verificou.
Percebemos que tiveste danos na religação da eletricidade. Ora, o operador da rede é responsável pelos danos causados resultantes de falhas no fornecimento de eletricidade ou picos de tensão que ocorram na rede elétrica. Assim, deverás reunir provas dos danos causados nos equipamentos e/ou eletrodomésticos, como fotografias e fatura de reparação ou compra (se já a tiveres) e apresentar reclamação escrita dirigida ao operador da rede ou enviar a reclamação e documentação para a Deco.
Informa-te connosco. Podemos apoiar-te neste momento tão critico.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.
Deco
Idealista News