A ETIC_Algarve voltou a integrar, pelo décimo ano, o conjunto de palcos nacionais da Global Game Jam, o maior evento mundial dedicado à criação de videojogos.
A edição deste ano decorreu entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, tendo reunido 45 participantes, o que colocou a ETIC_Algarve como a 2.ª maior instituição a nível nacional em número de inscritos. Mais uma vez, a escola reforça o seu papel na formação de futuros profissionais e na dinamização do ecossistema criativo ligado aos videojogos.
A Global Game Jam celebra a criatividade e a colaboração, desafiando participantes de diferentes áreas a organizarem-se em equipas multidisciplinares para, em apenas 48 horas, desenvolverem um videojogo completo, desde do desenvolvimento ao design, passando pela música e outros elementos essenciais da produção.
O desafio tem como ponto de partida um tema revelado apenas no início do evento. Este ano, o mote foi “Máscara”, e foi a partir desse anúncio no dia 30 de janeiro à tarde, que as equipas iniciaram sessões de brainstorming e planeamento, dando forma às ideias e transformando-as em protótipos jogáveis, resultando em 9 equipas que desenvolveram 9 jogos que foram apresentadas ao público no dia 1 de fevereiro.
“A Global Game Jam é uma experiência intensiva e extremamente próxima da realidade da indústria: prazos apertados, colaboração entre áreas diferentes e foco total na execução. É também uma oportunidade única para os participantes testarem competências, comunicarem em equipa e aprenderem com o processo”, destaca Nuno Ribeiro, Diretor da ETIC_Algarve
Para além da vertente ligada ao desenvolvimento de videojogos, a iniciativa estendeu-se a outras áreas de formação da escola. As áreas de Fotografia e Vídeo acompanharam o evento, assegurando a captação de momentos e conteúdos ao longo dos três dias, o que se torna num exercício prático.
Este é o resultado da Outra Perspetiva do Ensino defendida pela ETIC_Algarve: exercícios multidisciplinares, trabalho em equipa e aprender na prática, aproximando os alunos de contextos reais e preparando-os para os desafios da indústria criativa.
ETIC_Algarve