Mais de mil alunos do Agrupamento de Escolas de Almancil gravam canções do mundo no âmbito do projeto «Sing the World»

12:00 - 14/02/2026 LOULÉ
O Agrupamento de Escolas de Almancil aderiu ao projeto Sing the World, com o apoio do Município de Loulé, envolvendo toda a comunidade educativa numa experiência artística e pedagógica de grande dimensão.

Reconhecido pelos Ministérios da Educação e da Cultura como uma mais-valia pedagógica, o Sing the World é um projeto educativo e cultural da Clave de Soft que tem vindo a ser desenvolvido em centenas de escolas portuguesas. O seu principal objetivo é reunir alunos, professores, assistentes operacionais e famílias em torno da música, promovendo a identidade da instituição educativa, a inclusão e o sentimento de pertença à comunidade escolar.

No caso de Almancil, o projeto irá envolver mais de mil alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, num processo que inclui ensaios em sala de aula, gravações áudio e vídeo e a edição de um documento videográfico com canções do mundo e temas identitários do agrupamento, incluindo o seu hino.

As gravações terão lugar nos dias 3, 4 e 5 de março, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, transformando este espaço num verdadeiro estúdio de criação artística, onde centenas de vozes se unem num projeto coletivo de forte impacto emocional e cultural.

Como momento culminante desta iniciativa, será realizado um espetáculo de apresentação pública no dia 24 de março, em local a anunciar, no qual a comunidade educativa subirá ao palco para interpretar ao vivo as canções gravadas, com projeção simultânea dos videoclipes produzidos no âmbito do projeto.

O Sing the World afirma-se assim como uma experiência única, que valoriza o património musical, reforça os laços entre escola e comunidade e deixa um registo duradouro do trabalho desenvolvido, vivido e partilhado por todos.

 

Clave de Soft