De 22 a 26 de julho, o Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento, visita a população do município de Aljezur, convidando a participar em atividades educativas, de acesso livre e gratuito, que exploram o novo mapa do território português, «Portugal é Mar».
Veraneantes, famílias ou grupos de ATL’s poderão visitar o Vaivém Oceanário, na praia de Monte Clérigo, “navegar” através dos diferentes ecossistemas marinhos e descobrir as espécies que habitam no território marinho nacional, explorando a diversidade de bens e serviços que os oceanos fornecem, bem como o valor que têm para o planeta e para todos nós.
No dia 23 de julho, das 10h às 13h, o Vaivém Oceanário recebe os técnicos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que irão apresentar a biodiversidade desta área protegida desde 1995. Localizado no litoral sudoeste de Portugal, com uma extensão de 110km, o parque natural corresponde a uma área de interface mar-terra com características muito específicas que lhe conferem uma grande riqueza paisagística, incluindo alguns biótopos que suportam uma elevada biodiversidade, tanto florística como faunística. Com estas iniciativas, o Oceanário pretende dar a conhecer e envolver as populações nos projetos de conservação da biodiversidade desenvolvidos por entidades governamentais ou Organizações Não Governamentais, a nível local, regional e nacional.
O Vaivém, um projeto financiado pelo Oceanário de Lisboa, viaja há uma década pelo país com a missão de consciencializar a população para a conservação dos oceanos. Mais de 170 mil portugueses participaram em atividades que exploram “um mar de oportunidades”.
Vila Praia de Âncora, em Caminha, será o próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário, de 4 a 8 de agosto.
Por: Youngnetwork group