FESTA DAS TOCHAS FLORIDAS ANIMA PÁSCOA SÃO-BRASENSE

09:00 - 01/04/2026 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
São Brás de Alportel floresce na Páscoa com tradição única

A Festa das Tochas Floridas é um verdadeiro hino à tradição e à união da comunidade. Neste dia único, as ruas ganham vida com deslumbrantes tapetes floridos e enchem-se de fé e emoção na inesquecível Procissão da Aleluia. Entre cores, aromas e sabores, gerações de são-brasenses unem-se para viver um dia especial de Páscoa, celebrando a cultura, a identidade e o coração da comunidade são-brasense

 

São Brás de Alportel prepara-se para viver um dos momentos mais emblemáticos do ano com o regresso da Festa das Tochas Floridas, que volta a encher as ruas de cor, fé e tradição no próximo Domingo de Páscoa, 5 de abril.

Considerada uma das celebrações pascais mais singulares do país, a festa rainha dos são-brasenses tem como ponto alto a Procissão da Aleluia, composta por homens da terra que empunham lindas tochas artísticas que cantam em uníssono “Ressuscitou como disse? Aleluia! Aleluia! Aleluia!” ao longo de mais de um quilómetro de tapete em flores naturais que desenha o circuito da Procissão.

Um trabalho coletivo de dezenas de voluntários, que inicia semanas antes, com a apanha e preparação das flores, e que prossegue durante a madrugada de domingo nas ruas da procissão para transformar a vila num autêntico cenário de primavera.

 

Manhã de fé e celebração

A programação arranca logo pela manhã. A partir das 9h30, as ruas abrem ao público, acompanhadas pelo Encontro de Sabores da Páscoa, no Largo de São Sebastião, e pela Mostra de Artesanato, no Adro da Igreja Matriz.

Às 10h00, realiza-se a Eucaristia da Ressurreição, seguida da aguardada Procissão da Aleluia, marcada pelo cântico tradicional que ecoa pelas ruas: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”

O ambiente vivido é de forte emoção, reunindo milhares de pessoas que se juntam para celebrar a fé e a identidade local.

 

Tarde cultural e animação

Durante a tarde, a partir das 15h30, o Adro da Igreja Matriz volta a ser palco de animação com um programa cultural que inclui doçaria e petiscos, a entrega de prémios dos Jogos Florais e do Concurso das Tochas Floridas, bem como momentos de música e dança com “Vozes do Barrocal”, “Splash Dance Crew” e Mónica Sintra.

 

Uma festa para todos

Organizada pela Associação Cultural Sambrasense, pelo Município e pela Paróquia local, com o apoio do Grupo CNE – Escuteiros 1330, Junta de Freguesia, associações locais e da comunidade, esta festa destaca-se também pelo seu carácter inclusivo.

Nesta edição, e à semelhança do que acontece desde 2019, o Município de São Brás de Alportel, em parceria com a SAN – Saúde Integrativa e com a Casa de Repouso e Saúde de São Brás, volta a adaptar e a reservar um espaço ao longo do percurso da Procissão da Aleluia, assegurando apoio logístico no acompanhamento e disponibilizando áreas de estacionamento reservadas.

Esta medida visa proporcionar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. A iniciativa integra o projeto “São Brás Acessível para Todos”, voltando a ser concretizada em 2026.

Todos estão convidados e todos são precisos para participar na preparação da festa, especialmente na apanha das flores e na preparação para a criação dos tapetes floridos.

 

Para colaborar, basta contactar a organização: 

969 682 694 / 910 691 116 (rede nacional móvel)

cultura@acs.com.pt / cultura@cm-sbras.pt

 

CM de São Brás de Alportel