MUNICÍPIO DE LOULÉ PARTICIPOU EM ENCONTRO SOBRE POLÍTICAS PARA ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

14:26 - 31/03/2026 LOULÉ
No âmbito das suas políticas para o envelhecimento ativo e saudável, a Câmara Municipal de Loulé marcou presença no auditório da Fundação Champalimaud, numa sessão pública do projeto PATEO – Pessoas com Autonomia, Tecto, Espaço e Oportunidade, que teve lugar no passado dia 27 de março.

Financiado pelo PRR, o PATEO promove habitação colaborativa e cuidados domiciliários personalizados, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e autonomia dos idosos, adiando a institucionalização, em resposta ao aumento esperado de demências em Portugal.

Este encontro reuniu autarquias de todo o país, mas também instituições da área da investigação, representantes institucionais e da sociedade civil, incluindo os Ministérios da Saúde, das Infraestruturas e Habitação e da Segurança Social, sociedades científicas e associações de doentes. 

Especialistas trouxeram para cima da mesa temas como a importância da Ciência na tomada de decisões no que respeita a políticas de envelhecimento ativo; envelhecimento, proteção social e modernização dos cuidados no domicílio; habitação como infraestrutura social, económica, de saúde e prevenção; e modelos de financiamento e governação para implementar e escalar.

Durante a sessão foram apresentadas e discutidas recomendações práticas para apoiar decisões e políticas públicas, bem como organizações e territórios que estejam a lidar com desafios ligados ao envelhecimento, demonstrando como a transição do atual modelo de lares para Organizações Habitacionais Colaborativas (cohousing) e cuidados domiciliários modernos pode prolongar os anos de vida saudável sem demência, gerando poupanças expressivas ao Estado.

Para a Câmara Municipal de Loulé, a participação neste encontro revestiu-se de especial importância uma vez que permitiu promover a partilha de conhecimentos e de experiências numa área sobre a qual a Autarquia tem tido um olhar atento.

O Município de Loulé tem desenvolvido uma política ativa na promoção do envelhecimento saudável, destacando-se como um território "amigo das pessoas idosas" e um guia de boas práticas no Algarve. A Semana de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, o espaço Loulé+Social, a integração de Quarteira na Rede de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas ou o Observatório para o Envelhecimento são alguns das ações integradas nesta política municipal.

 

CM Loulé