A Câmara Municipal de Alcoutim já recebeu 500 mil euros por parte do Governo para fazer face aos prejuízos causados pela tempestade Kristin, todavia, constata-se que a execução dos fundos permanece reduzida.
Segundo os vereadores não permanentes, eleitos pelo PSD, e de acordo com o que foi tornado público na reunião de Câmara Municipal, realizada no dia 13 de maio de 2026, apenas cerca de 100 mil euros foram efetivamente aplicados até ao momento — um valor que levanta dúvidas sobre a capacidade do executivo permanente em gerir tais verbas.
O PSD local destaca a rapidez com que o apoio financeiro foi disponibilizado pelo Governo, sublinhando que o mesmo chegou igualmente a outros concelhos afetados pela intempérie. Nesse contexto, os sociais-democratas afastam a falta de financiamento como justificação para a demora na reposição da normalidade.
Para aqueles autarcas, o caso de Alcoutim evidencia uma inversão do padrão habitual: desta vez, o apoio estatal chegou em tempo útil, contrastando com o que classificam como uma resposta municipal lenta face às necessidades locais.
PSD Alcoutim