«ARTREVE-TE» REGRESSA PARA DAR PALCO AO TALENTO JOVEM DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL

17:00 - 19/05/2026 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
O talento jovem voltou a ocupar a Galeria Municipal e o átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto com a abertura da 6.ª edição da Mostra de Arte Jovem «ARTrEve-te», uma iniciativa integrada no Mês da Juventude que continua a afirmar-se como um espaço privilegiado de expressão, descoberta e valorização de novos talentos do concelho.

Patente até 27 de maio, a exposição é dinamizada pelo município, numa parceria entre o Espaço Jovem Municipal e o Gabinete de Cultura, com colaboração do Agrupamento de Escolas, numa exposição que reúne diferentes formas de arte — da fotografia ao desenho, da pintura à tapeçaria, da costura à modelagem, sem esquecer a poesia e a dança — revelando a diversidade criativa das novas gerações são-brasenses.

A exposição foi inaugurada a 8 de maio, num ambiente marcado pela partilha, entusiasmo e orgulho coletivo, reunindo artistas participantes, familiares, amigos e visitantes. O momento contou ainda com apontamentos artísticos protagonizados por duas jovens participantes da mostra: Adriana Horta, com poesia, e Rita Baptista, com dança.

Na sessão de abertura, a Presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, destacou a importância desta iniciativa que, ao longo de seis edições, tem vindo a revelar e valorizar o talento jovem do concelho. A autarca partilhou ainda que esta é uma exposição que lhe desperta sempre grande curiosidade e expectativa, por permitir descobrir novos talentos e reencontrar jovens artistas que regressam com novas criações e evolução dos seus percursos, sendo uma mostra que continua a surpreender edição após edição.

Nesta edição participam:

•        Adriana Urbano – Fotografia

•        Adriana Horta – Poesia

•        Cláudia Martins – Tapeçaria

•        Danila Gonçalves – Desenhos e Costura

•        James McCowan – Fotografia

•        José Eduardo Coelho – Pintura

•        Mariana Inácio – Desenho

•        Mariana Soares – Modelagem e Costura

•        Miriam Mendes – Fotografia

•        Rita Baptista – Dança

•        Tomé Gonçalves – Desenho

Participam ainda com desenhos, vários alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, das turmas 7.º B, 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.º A, 9.º C e 9.º F.

Mais do que uma exposição, “ARTrEve-te” assume-se como um convite à descoberta da arte jovem local, dando visibilidade a diferentes olhares, linguagens e formas de expressão. Em comum, os artistas participantes partilham a vontade de comunicar, inspirar e desafiar através da arte.

A mostra pode ser visitada até 27 de maio, na Galeria Municipal e no átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto.

 

CM de São Brás de Alportel