Xavier Franck, nome artístico de João Bernardo, artista farense de 35 anos é o autor da mais recente obra em homenagem à Ria Formosa e aos seres que nela habitam bem como às gentes que dela dependem.

O mural está localizado nas traseiras do Centro de Ciência Viva do Algarve em Faro, no âmbito do festival Mar Motto, de arte urbana dedicado aos oceanos.

Este festival pretende que a população veja os oceanos com outros olhos e tenha em mente que os mares são de todos e que todos temos o dever de o proteger. Esta iniciativa realiza exposições com peças criadas por artistas onde as mesmas estarão à venda, e que uma percentagem do valor irá reverter para a Sciaena, para que no futuro seja utilizado em novas edições do Mar Motto e outras ações de sensibilização e proteção dos Oceanos.

Relativamente a este projeto específico, foi uma iniciativa da Sciaena, em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve e a equipa Faro2027 (responsável pela Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura) e com o apoio do Município de Faro.

O principal objetivo desta iniciativa passa por uma chamada de atenção para a necessidade de preservação deste património natural.

A Sciaena é uma associação que tenta alertar a população no geral para uma utilização sustentável dos espaços costeiros e marinhos e para uma sensibilização dos problemas ao nível ambiental, neste caso na Ria Formosa.

Em representação da Câmara Municipal de Faro, Adriano Guerra frisa a importância da Ria que é o “coração da idade, onde neste espaço se junta a arte feita pelo Homem com a arte feita por Deus”.

Cristina Veiga Pires por parte do Centro de Ciência Viva do Algarve, acrescenta que “apesar de associarmos o mar aos homens, foi muito importante que o artista desse um olhar de mulheres que também trabalham no mar e que fazem parte da história da nossa região”.

A equipa Faro2027 relembra a importância da Ria e o facto de todos sermos vigilantes da mesma. Acreditam que estas iniciativas são um ponto de contacto entre a arte, a ciência e o mar, o que permite que as pessoas que trabalham na Ria diariamente possam ter mais conhecimentos.  

No mural, observamos até á data, duas caras de pessoas que vivem daquilo que a Ria Formosa lhes dá, no entanto, terá também formatos e peças dedicadas à parte marinha e de biodiversidade da Ria.

Após alguns atrasos devido ao Covid-19 prevê-se que o mural esteja finalizado na próxima quarta-feira, dia 1 de julho.

 

Por: Carolina Figueiras