A Agência Nacional de Inovação (ANI) está a organizar a terceira edição do Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos (CoLAB).

O evento vai decorrer na Universidade do Algarve, no Campus da Penha, entre os dias 6 e 7 de dezembro, e terá também transmissão via live streaming através do canal de Youtube da ANI (ver programa em anexo).

Atualmente, a rede de CoLAB por 35 CoLAB, tendo sido recentemente reconhecidos seis novos laboratórios colaborativos. Esta rede já contribuiu diretamente para a criação de 639 postos de trabalho altamente qualificados, o que responde a 107% do objetivo definido para 2022. Destes, 32% têm doutoramento, 56% mestrado e 12% licenciatura.

Os CoLABs têm interação no curso da sua constituição e operacionalização com cerca de 295 entidades: 173 empresas e 122 entidades não empresariais, incluindo instituições de ensino superior, laboratórios e associações.

O 3.º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos pretende debater a evolução das atividades dos CoLAB e a sua integração na dinâmica dos ecossistemas regionais, durante a transição para um novo ciclo de financiamento de base, no âmbito da Missão Interface e do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). Este evento contará com a apresentação dos principais resultados obtidos durante 2021 e os highlights da rede nacional de CoLAB.

No evento marcarão presença Joana Mendonça, Presidente da ANI, Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Mendes Borga, Membro da Direção da ANI, e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.

Esta terceira edição contará ainda com a participação de um vasto leque de empresas, decisores políticos e peritos nacionais e internacionais.

 

Envelhecimento, transformação digital e crise energética em debate

Neste evento serão debatidos diversos temas de grande impacto como os desafios da população cada vez mais envelhecida, a transformação digital, a crise energética, a economia circular com novos modelos de negócio para um futuro sustentável, as perspetivas portuguesas dos CoLAB e a plataforma da Missão de Interface, entre outros.

A ANI é a entidade que acompanha a implementação da agenda de investigação e inovação de todos os CoLAB. O processo de reconhecimento dos Laboratórios Colaborativos é assegurado pela FCT.

Gostaríamos de convidar o V. Órgão de Comunicação Social a acompanhar os trabalhos, de acordo com o programa em anexo.

Em Portugal, existem 35 reconhecidas como Laboratórios Colaborativos: MORE, CoLAB Vinha e Vinhos, DTx, ForestWISE, CoLAB +Atlântic, GreenCoLAB, CoLABOR, AlmaScience/Colab, BIOREF, C5Lab, Value4Health.CoLAB, CECOLAB, SFCoLAB, NET4CO2, ProChild, InnovPlantProtect, S2uL, CoLab4Food, B2E, VectorB2B, VORTEX, VG CoLAB, Food4Sustainability, BUILT CoLAB, Smart Energy LAB, InovFeed, AquaValor, S2AQUAcoLAB, HyLAB, KIPT, CoLAB TRIALS, BioScale, Data CoLAB, Healthy Ageing@LAB e 4LifeLab (ver brochura em anexo).