A Câmara Municipal de Portimão, os Jogos Santa Casa e o Grupo Cofina uniram-se para promover nesta época natalícia uma festa que celebra a felicidade, a alegria e a solidariedade. A iniciativa «Um Sonho de Natal 21» arrancou a 1 de dezembro e estará presente até 6 de janeiro, assumindo-se como a festa mais importante do Natal algarvio em 2021, transformando Portimão numa verdadeira Aldeia do Natal e recriando diversos ambientes natalícios que cruzam o universo do Pai Natal com o imaginário de to

Os visitantes deste Sonho de Natal terão acesso a um espaço de entretenimento, totalmente dedicado ao Natal, repleto de imaginação e encanto para passar bons momentos em família e com os amigos. Não vão faltar música, animação, cultura infantil e gastronomia, sempre envolvidos num ambiente mágico e acolhedor, o espaço perfeito para receber toda a família e festejar a quadra natalícia que se aproxima.

As diferentes iniciativas decorrem em vários espaços emblemáticos de Portimão, como o Largo da Mó, onde será possível ver um presépio em tamanho real, a Alameda Praça da República que acolhe uma pista de gelo verdadeiro com 200 m2 e o Palco Natal, ou o Jardim 1º de Dezembro, espaço dedicado ao mercadinho de Natal. Por toda a cidade vai ainda circular o comboio de Natal que faz a delícia de miúdos e graúdos e permite aos visitantes deslocarem-se entre os diferentes pontos de animação ao mesmo tempo que apreciam as ruas iluminadas. 

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, destaca as muitas iniciativas que estão programadas e com as quais pretendem alcançar um leque muito eclético de pessoas e de gostos, dos mais novos aos mais velhos, e muito focado nas famílias. “Tenho muita expectativa na inauguração prevista para o dia 1 de dezembro, nomeadamente com a chegada do Pai Natal, que foi pensada para ser criada tendo em conta as nossas tradições, uma vez que este vai chegar pelo rio Arade, a bordo de uma ‘enviada’, uma embarcação típica da pesca da sardinha, que no decorrer deste ano passou a ser propriedade do município, fazendo parte integrante do espólio do nosso Museu de Portimão”, explica Isilda Gomes.

 

Paradas de Natal

As ruas de Portimão vão ser palco de diversas paradas de Natal verdadeiramente imperdíveis. Mas se a opção for a Praça Manuel Teixeira Gomes, então a Casa do Pai Natal está de portas abertas para todos os visitantes. E este ano, o Pai Natal pôs de lado as renas e o trenó, prometendo chegar a Portimão numa “enviada”, a embarcação típica de pesca tão associada à cidade. O simpático velhinho das barbas brancas é esperado no dia de inauguração do evento, que vai contar ainda com o discurso do provedor da Santa Casa e com um concerto da Banda de Natal, além de muitas outras animações para toda a família. Um verdadeiro Sonho de Natal a não perder.

 

Entrada gratuita

A entrada é gratuita no evento “Um Sonho de Natal `21”. A iniciativa conta com o apoio dos Jogos Santa Casa que, através da Lotaria Clássica do Natal, terá um espaço exclusivo nesta grande festa, reforçando a sua missão de abraçar causas apoiando quem mais precisa e transmitindo uma mensagem de proximidade, solidariedade e esperança. 

 

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, refere que com esta iniciativa, o que se pretende, sobretudo, é “celebrar esta época natalícia com os portimonenses, porque a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tem alargado cada vez mais a sua missão a todo o País, nomeadamente à região do Algarve. E, por isso, faz-nos todo o sentido que, além dos mercados de Natal em Lisboa e Gaia aos quais estamos associados, contribuamos e participemos também nesta festa natalícia e familiar em Portimão.” 

A Cofina é o grande amplificador da iniciativa, através da promoção de debates no miniestúdio CMTV e com uma campanha de promoção e cobertura editorial.

Luís Santana, administrador da Cofina, mostrou-se extremamente satisfeito por a Cofina se juntar a esta causa com a CMTV e o Correio da Manhã e sublinhou a importância do Natal para todos os portugueses. “Neste período celebramos o melhor das pessoas, como a fraternidade, a solidariedade e a importância da família e dos amigos.” O administrador finaliza referindo que “não há Natal sem crianças e famílias felizes. Foi a pensar nelas que esta grande festa foi pensada e é com grande gosto e orgulho que a Cofina se associa à Câmara Municipal de Portimão e aos Jogos Santa Casa neste maravilhoso Sonho de Natal.”