Por: Dr.ª Noelia Bota Alvarez | Médica Geral e Familiar | Pela Universidad del Zulia na Venezuela

Tenho 45 anos e, nos últimos 3, tenho vivido com dor todos os dias, de manhã à noite e tenho realizado análises e estudos sem resultados positivos para concluírem o diagnostico. Posteriormente, fui diagnosticada com Fibromialgia. Que cuidados devo ter e que me aconselha para melhorar a minha saúde?        

                                                                                                                                                                            Maria V.

Olá Maria, é importante entender que a Fibromialgia é uma doença que não tem uma causa ou origem clara, e as dores podem aparecer em vários pontos do corpo.

Os sintomas associados são:

- Fadiga crónica com pontos de dor neuromuscular específicos

- Cefaleia ou enxaqueca

- Alteração do Sono

- Dor abdominal por trastorno digestivo

- Depressão

- Ansiedade.

Fazer um diagnóstico correto é difícil porque é uma doença de difícil diagnóstico, mas podemos tomar medidas que podem melhorar muito a qualidade de vida.

- Temos que evidenciar quais são os seus níveis de Serotonina, já que os níveis baixos estão relacionados com Fibromialgia, um bom nível de serotonina ajuda-nos a manter relaxados e um sono reparador, o que melhora a dor, baixa a depressão e melhora o estado de animo. Por isso, mesmo que seja difícil, deveria fazer alguma atividade física diária, também é recomendável consumir alimentos ricos em triptofano como frango e peru ou tomar suplementos.

- Se tem problemas digestivos ou alguma alteração com a flora bacteriana que cause a prodição de Cândida ou Parasitoses, isto aumenta o nível de inflamação, pelo que temos que procurar a causa e fazer o devido tratamento médico, também temos de verificar se há alguma alteração na vesicula biliar, a maioria das pessoas ao fazer uma limpeza hepática ou uma correção com cirurgia melhoram a dor.

Também temos que fazer observação se temos alguma alergia alimentar ou excessos de açúcar, sobretudo evitar cereais e alimentos de alto índice glicémico como o pão, arroz, a massa, entre outros alimentos que contenham glúten.

Para reduzir a inflamação digestiva é recomendável tomar altas doses de Ómega 3 e Curcuma e fazer combinação com pimenta preta e algo de gordura, como o óleo de coco.

- Certos desequilíbrios hormonais, como a síndrome de ovário poliquístico ou endometrioses, que provocam também uma inflamação geral de nosso organismo, também é recomendável uma consulta com o seu ginecologista.

- O stress está associado ao cortisol elevado, então quanto mais elevado esteja o cortisol maior será a inflamação, maior será a dor e um aumento da Fibromialgia.

Também há quem recorra aos adaptógenos tais como: Ashwagandha e Rhodiola. Isto reduz o impacto negativo do cortisol, e sobretudo, consumir alimentos de moderado índice glicémico como a batata, abacate, ovos, ervilhas, queijos, amêndoas, castanhas, couve-flor e muitas folhas verdes espinafres, couve, etc., mas em combinação com o Triptofano o 5HTP tomado antes de dormir baixa a atividade cerebral e melhoram muito os sintomas associados a Fibromialgia.

- Recomendo tomar suplementos de Vitamina D3, 2400 UI diárias, se temos baixos níveis de vitamina D maiores são os sintomas de Fibromialgia.

- Existem estudos que mostram que os doentes devem tomar suplementos com citrato de magnésio de 300 a 600 mg diário, sobretudo à noite antes de dormir.

O mais importante é ser paciente, já que estes sintomas tardam muitos anos ou meses em aparecer no organismo, mas não vão desaparecer rapidamente, até esclarecer todas as possíveis causas que possam estar relacionadas. Têm que ser tratadas as causas uma por uma, já que com esta doença as coisas são muito diferentes e o trajeto dela é muito diferente de doente para doente. Muitos pacientes passam muito tempo sem saber o que fazer para melhorar, e por isso, espero que todos os meus conselhos sejam de uma grande ajuda para si e para todos os nossos leitores.

Um abraço forte.