A 13.ª Volta a Portugal de Cadetes, na estrada de 30 de julho a 1 de agosto, marca o arranque da época das «Voltas», que, até setembro, contará ainda com a corrida profissional, a de juniores e, em estreia, a Volta a Portugal Feminina.

No próximo fim-de-semana disputa-se também uma jornada dupla da Taça de Portugal de BMX.

O pelotão de jovens entre os 14 e os 16 anos vai competir na sua Volta, entre sexta-feira e domingo, ao longo de 244,8 quilómetros, distribuídos por três etapas. Os corredores vão encontrar uma prova de dificuldade crescente, de modo a que a prova seja o mais inclusiva possível, tendo em conta a juventude dos participantes.

A primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes terá 75,5 quilómetros, ligando Alpiarça a Almeirim. A partida será dada às 15h00, prevendo-se a chegada para as 17h00, à segunda passagem pela meta. Uma subida de terceira categoria, sensivelmente a meio da viagem, é a maior dificuldade orográfica do dia.

A segunda etapa, sem qualquer prémio de montanha, inicia-se em Coruche, às 13h45, e termina, após 84,4 quilómetros, em Benavente, cerca das 16h00. A Volta a Portugal de Cadetes termina no domingo, dia de os corredores pedalarem ao longo de 84,9 quilómetros, entre Rio Maior (10h15) e Santarém (12h35). Além de três contagens de montanha durante a viagem, os corredores irão enfrentar uma chegada em subida, propícia a marcar diferenças.

A pista do Parque Verde da Belavista, Setúbal, recebe, sábado e domingo, a terceira e a quarta etapas da Taça de Portugal de BMX, numa altura crucial da época, a cerca de um mês da Taça da Europa de BMX, que se realiza em Anadia, no primeiro fim-de-semana de setembro.

O programa de competições no próximo sábado arranca às 16h30 de sábado, após duas horas de treinos. A manhã de domingo também começa com treinos. A corrida está marcada para as 10h30.

 

Mais eventos oficiais

31 de julho: Prova de Estrada Anadia Capital do Espumante – Murtosa Coração da Ria

1 de agosto: 1.º XCO de Esposende

1 de agosto: Circuito da Curia

1 de agosto: Taça Regional de XCO, Penacova